O que significa a retórica neoliberal nas relações entre a economia e as políticas públicas, no caso do Brasil?
Soluções para a tarefa
A retórica neoliberal no Brasil, com base nas ideias de estudiosos econômicos estadunidenses como Friedrich A. Hayeck e Milton Friedman, teve como um dos seus principais expoentes o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Essa corrente econômica discorda da prática das políticas públicas, principalmente as relacionadas à educação.
Os neoliberais não vêem a educação como como um direito básico do ser humano e nem como uma questão social, mas sim como um âmbito do mercado. O estudante, portanto, não deve receber nenhum auxílio do Estado (políticas públicas) pois, o mesmo deve ser um consumidor do conhecimento e o professor um funcionário que o vende.
O Estado não deve fornecer nenhuma política pública, segundo a teoria neoliberal, pois o mercado deve se autoregular sem intervenção estatal. Além disso, defendem que há lugar para todos no mundo capitalista e que, com esforço, qualquer indivíduo consegue se adequar ao sistema, através da chamada meritocracia.
https://brainly.com.br/tarefa/47280106
Resposta:
A.
Nas relações entre a economia e as políticas públicas, a retórica neoliberal busca distanciar a economia das políticas públicas, sendo que estas, agora, passam a ter apenas uma função estabilizadora momentânea ou para fins sociais.
Explicação: