o que se pode dizer sobre o aproveitamento energético de uma máquina térmica quando:
a) a variação de energia interna da substância é nula?
b) a variação de energia interna é igual à quantidade de energia transferida à substância de operação?
Soluções para a tarefa
A primeira lei da termodinâmica afirma que, para todos processos termodinâmicos, o calor absorvido é utilizado para realização de trabalho ou para variar a energia interna do gás. Matematicamente:
sendo
: variação de energia interna
: calor
: trabalho
Deve-se lembrar que uma máquina térmica é um dispositivo que opera em ciclos recebendo calor de uma fonte quente () para realização de trabalho (). Todavia, parte desse calor é perdido para uma fonte fria (). O aproveitamento energético é medido em termos da eficiência () da máquina, calculada por:
(a) Na verdade, a variação de energia interna da substância é sempre nula para máquinas térmicas. Como toda máquina térmica opera em ciclos, o estado final e inicial são iguais. Logo, a temperatura final e inicial também são iguais. Para um gás ideal, sabe-se que a energia interna é função apenas da temperatura. Logo, como não há variação de temperatura, a variação de energia interna do ciclo completo sempre será nula em máquinas térmicas. Assim, nesta situação aplica-se as equações acima.
(b) Agora analisaremos , ou seja, a variação de energia interna é igual à quantidade de energia transferida à substância de operação. Da primeira lei:
Substituindo esta equação na fórmula da eficiência percebe-se que o calor que entra nessa máquina será nulo. Logo, o trabalho também será. Isso faz sentido pois, como a máquina opera em ciclos, a variação de energia interna é nula. Logo, a máquina não recebe energia na sua fonte quente, sendo impossível realizar trabalho.