Sociologia, perguntado por Anacarla1765, 11 meses atrás

o que são manifestações culturais? faz um resumo por favor!

Soluções para a tarefa

Respondido por elisandrabranda
5
A manifestação cultural é, sem dúvida, a voz social, uma maneira subjetiva de o ser humano transpor seu interior, o que pensa, o que deseja fazer, mover, ou modificar, numa busca incessante pelo novo e em prol da vida. Várias são as formas de se expressar na tela, na TV, na literatura, na música, na dança e em outras muitas performances.

O que se observa atualmente é que a manifestação popular tem conquistado espaço na mídia que outrora era influenciado pelas classe A e B, ou melhor, a elite. A cultura "do morro e da favela" ganhou as ruas e o Brasil com o Funk, grupos de teatros, novos cantores românticos e até bailarinos.

Prova disso é o Grupo Afro Regae, composto por 18 jovens da Favela Vigário Geral, no subúrbio do Rio. Jairo Clis, baixista do grupo, revelou que a banda enfatiza a música pop, e que vai lançar um CD com 13 músicas no ano que vem pela Universal.

O grupo já se apresentou na França, Holanda, Alemanha, Canadá, e é uma das promessas da de um novo estilo pop-dançante para 2001.

Outro artista que também surgiu na favela e está ganhando o Brasil é o cantor romântico Charlys, de 29 anos. Ele começou a cantar aos 18 e se inspira em Roberto Carlos.

Apesar de ainda não ter conquistado o país com seu estilo, uma vitória já o deixa satisfeito: Charlys já vendeu mais CD’s que Roberto Carlos na favela da Rocinha, Zona Sul do Rio, onde mora. Foram cerca de 10 mil discos, um recorde na comunidade, em se tratando de um cantor que ainda pode vir a ser estrela.

O novo disco, o segundo da carreira, vai sair com o selo da Gema, sendo que 20 mil cópias já ficarão na Rocinha, onde o cantor já é considerado o rei. "Canto em seis línguas e sou bastante romântico. Gravei Morango do Nordeste em espanhol, para tentar abocanhar o mercado latino. Vamos ver o que vai dar", finaliza.

Se de um lado a música desce o morro e invade o país, de outro a TV continua ditando a moda. Através dos personagens das famosas novelas, a indústria da confecção tem altos e baixos em suas vendas.

Hoje, no âmbito geral, pode-se considerar que as chamadas classes C e D estão ganhando espaço na divulgação de sua arte em diversos segmentos culturais. É difícil prever o futuro de cada manifestação, em razão de que cultura se manifesta a cada momento, em cada classe social, seja em uma música, em uma coreografia, numa peça teatral, num poema... Enfim o futuro da cultura é o presente, e o presente se faz a cada momento.
Perguntas interessantes