O que são e quais são os tipos de leucócitos? qual a função de cada um ?
Soluções para a tarefa
são células sanguíneas especializadas em defender o corpo contra organismos estranhos. Os leucócitos (também chamados de glóbulos brancos), assim como as hemácias, são elementos figurados do sangue. Essas células são formadas no adulto dentro dos ossos, na medula óssea vermelha
Tipos de Leucócitos:
Neutrófilos. funcao:envolve fagocitose e destruição de leveduras e formas filamentosas do fungo, além de produção de citocinas e quimiocinas, capazes de ativar outras células envolvidas na eliminação de C.
Eosinófilos. função:são um tipo de célula de defesa do sangue que tem origem a partir da diferenciação de uma célula produzida na medula óssea, o mieloblasto, e tem como objetivo defender o organismo contra a invasão de microrganismos estranhos, sendo muito importante para a ação do sistema imunológico.
Basófilos.funcao: são células de defesa do nosso organismo, ou seja, são um dos subtipos de leucócitos (glóbulos brancos). Estas células são muito importantes no funcionamento de nosso sistema imunológico. Durante o combate a uma infecção em nosso corpo, os basófilos liberam duas importantes substâncias.
Linfócitos. funcao:responsáveis pelo reconhecimento e destruição de micro-organismos infecciosos como bactérias e vírus. Assim como as outras células sanguíneas, os linfócitos se desenvolvem na medula óssea e deslocam-se através do sistema linfático
Monócitos. função de defender o organismo de corpos estranhos, como vírus e bactérias. Eles podem ser contabilizados através de exames de sangue chamados leucograma ou hemograma completo, que traz a quantidade de células de defesa no organismo.
Resposta: Os leucócitos podem atuar de diversas maneiras para nossa proteção, podendo produzir anticorpos e fagocitar corpos estranhos. Eles podem ser divididos em dois grupos: granulócitos ou granulosos (neutrófilos, eosinófilos, basófilos e mastócitos) e agranulócitos ou agranulosos (linfócitos, monócitos e macrófagos)
Explicação: