O que podemos fazer para diminuir o risco do descarte de pilhas e as baterias ao meio ambiente e à saúde
Soluções para a tarefa
As pilhas e baterias usadas são lixo tóxico e podem oferecer grande risco ao meio ambiente se não forem descartadas corretamente.
As pilhas são compostas de metais pesados e tóxicos, como o mercúrio, chumbo e o cádmio, que quando jogados incorretamente em lixões e aterros comuns podem contaminar o solo e os lençóis freáticos. Se estes metais forem parar na água e entrarem na cadeia alimentar, podem causar sérios problemas à saúde como câncer e danos ao sistema nervoso central.
Para regulamentar o descarte de pilhas e baterias usadas o Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) publicou a resolução nº 257/1999 que determina o descarte e armazenamento correto desses materiais. De acordo com a resolução, os consumidores devem devolver as pilhas já usadas para os revendedores e as lojas encaminham o material para os fabricantes, responsáveis por dar um destino final ou então reutilizar e reciclar as pilhas.
Mas a melhor solução para o perigo ambiental que as pilhas e baterias usadas representam, é a conscientização e a redução do consumo das pilhas que contenham estes metais pesados.