O que foi a Ordem Mundial Monopolar do Século XX?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O que é uma ordem mundial?
Desde o inicio dos anos 1990, vivemos na chamada “nova ordem mundial”. Qual o significado disso?
Uma Ordem mundial é o Equilíbrio de poder (ou a correlação de forças) no plano internacional. Ou seja, é a situação econômica, militar e político-diplomática do mundo numa determinada fase ou período.
No mundo da geopolítica atual conhecemos pelo menos três tipos de ordem mundial, a saber: Monopolar, Bipolar e Multipolar
Monopolar: Reino Unido da Grã Bretanha. Século XVIII e XIX. Nesse período, a hegemonia mundial era determinada por essa potência a partir do domínio industrial e marítimo.
Bipolar: o mundo era marcado por dois grandes grupos militares, políticos, econômico e ideológicos: Capitalismo (líder EUA) e Socialismo (líder URSS), os quais ditaram as regras mundiais durante toda a Guerra Fria, proporcionando a bipolaridade mundial.
Multipolar: com a fragmentação da União Soviética e mudança do contexto econômico da China, países caracterizados como os mais fortes da hegemonia socialista, o mundo atravessou um período de divisão entre as potências, proporcionando a evolução global para multipolar. Esse período também marcou uma diminuição do poder quase absoluto dos Estados Unidos, acarretando a divisão desse poder com países que emergiam na nova conjuntura como líderes mundiais, como o Japão (líder na região do pacífico) e a Alemanha (líder na Europa), ocasionando uma maior dinâmica econômica no mundo contemporâneo. Atualmente buscam se desenvolver áreas de influência a partir de blocos econômicos.
A VELHA E NOVA ORDEM MUNDIAL
EXEMPIFICANDO:
Durante a maior parte do século XIX, por exemplo, havia uma ordem mundial monopolar, quando uma única grande potencia mundial, o Reino Unido, dominava direta ou indiretamente a superfície terrestre: dispunha de navios de guerra espalhados por todo os mares e oceanos, tinha inúmeras colônias ou territórios em quase todos os continentes, dominava o comércio internacional e também era a maior economia do mundo.
VELHA ORDEM MUNDIL -
O correu durante a segunda metade do século XX – mais precisamente de 1945 até 1991 –, na qual existiam duas grandes potências mundiais (ou superpotências, como eram chamadas) que disputavam a Hegemonia ou supremacia internacional: os estados Unidos da América e a então União Soviética. Os Estados Unidos eram considerados o representante do capitalismo, da economia de mercado, e a União Soviética era a representante do antigo mundo socialista, ou dos países com economia planificada. Essas superpotências tinha uma enorme influência sobre o restante do mundo, pois dispunha de um enorme poderio econômico e militar tinham tropas e instalações militares espalhadas por todo o globo (os Estados Unidos ainda têm), etc.
NOVA ORDEM MUNDIAL
A Nova Ordem mundial, que existe desde o fim de 1991, é complexa. Do ponto de vista de poderio militar, ela pode ser considerada monopolar, ou seja, há apenas uma superpotência no nível planetário, os estados Unidos. Desde os anos 1990, quando a União Soviética deixou de existir e a sua principal herdeira, a Rússia, ingressou numa profunda crise econômica, o que enfraqueceu a sua força militar, os Estados Unidos se tornaram o único país com capacidade de intervir em conflitos importantes em praticamente todo o globo. Mas essa situação talvez seja provisória, pois a China moderniza constantemente as suas forças Armadas – inclusive o aperfeiçoamento de suas armas nucleares –, e as tropas dos países militarmente fortes da União européia (França, Itália, Reino Unido, e Alemanha) podem acabar se unificando e adquirindo um poderio comparável ao norte-americano.
Explicação:
foi uma ordem muito turbulenta que a casa não muitas brigas e sede para as pessoas