O que falar da Identidade social na vida adulta?
Soluções para a tarefa
É sempre um desafio oferecido dissertar sobre essa complexa temática dentro das diferentes vertentes do pensamento médico, psicológico evolutivo e social, com vinculações na personalidade e ancorado no meio ambiente, onde está inserido o adulto maduro.
O título quer dizer um conjunto de atividades necessárias para se construir a identidade do adulto maduro, é o estado do que não muda, do que fica sempre igual dentro da concepção do que existe na mente pensante criado pelo que se imagina como tal. Ao desenvolvimento humano foi associada a noção de que todo indivíduo passa por um processo dividido em etapas que se distinguem, sobretudo, pelo acúmulo de capacidades e habilidades, que atingem seu apogeu na idade adulta.
De maneira elementar, no processo do ciclo vital, foi vinculado que a criança foi associada com brincadeiras, inocência e dependência; o adolescente, com transformações no corpo, crises existenciais e sexualidade; o adulto, com produtividade, trabalho, estabilidade; e, por fim, o idoso, com sabedoria e experiência.
Essa característica do ser adulto assegura-lhe o papel de tutor, do responsável pelos seus descendentes e, portanto, de referência para as outras fases do ciclo vital. Assim, a adultez oportuniza um momento de aludir para a avaliação das diversas etapas da vida. Pode-se inferir que o desenvolvimento humano tem sido compreendido pelos educadores como um processo marcado pela vida adulta, então essa etapa da vida tem uma grande importância.