o que engenharia inca
Soluções para a tarefa
As encostas íngremes eram, a partir de técnicas de terraceamento, transformadas em áreas agricultáveis. Embora tão perfeitamente construída, a cidade só foi utilizada por 100 anos (incluindo aproximadamente 50 anos de construção), quando o local, já sofrendo com doenças, foi dominado pelos espanhóis. A partir de análises de ossos encontrados os pesquisadores podem descobrir a função que alguns indivíduos cumpriam e fazer inferências importantes a respeito de Machu Picchu.
Há estimativas de que a cidade foi construída por ordens do rei Pachacuti (nome que significa “aquele que reconstrói o mundo”). Com uma visão da engenharia, construir Machu Picchu naquele local parecia quase impossível. Um grupo de engenheiros está desvendando os mistérios da construção.
A declividade do local não era o único problema que os incas enfrentaram. Machu Picchu sofre chuvas torrenciais anualmente que causam deslizamentos constantes e é um local situado entre duas falhas de terremotos. Imagine erguer uma cidade de pedra nesse local! Mas não havia só desvantagens. Situava-se ali uma fonte de água e um grande suprimento de granito para a utilização na construção.
O primeiro passo para a construção foi apoiar as encostas das montanhas, o que foi feito construindo-se paredões de terraços. Ou seja, a construção começou na parte baixa da cidade. Mas, em que lugar ia parar a água das chuvas? Os incas também souberam driblar esse problema.