O que é uma “Estimativa” no campo da Estatística?
2) O que é a “Frequência” de um dado estatístico? Qual sua importância para a análise e interpretação em uma pesquisa?
3) Discutimos em sala e diferença entre as frequências absoluta e relativa. Conseguiria diferenciá-las?
4) Por que a frequência relativa é mais expressiva em termos de interpretação para uma pesquisa que a frequência relativa?
5) Qual a diferença entre a “média” e a “moda” em termos estatísticos? Diferencie cada um deles.
6) O que a expressão “Estar na Moda” utilizada de modo recorrente na questão de vestuário tem a ver com o conceito estatístico de moda? Explique.
7) Consegue ver uma relação entre “Moda” e “Frequência Absoluta”. Em caso afirmativo, qual?
8) Qual a diferença entre a Média Aritmética Simples e a Ponderada e quando cada uma se aplica?
9) Em termos estatísticos, qual a diferença e a relação a existente entre “População” e “Amostra”?
urgente por favor!!!!
Soluções para a tarefa
Resposta:
1)A estimativa é um valor (ou valores) que atribuímos a um parâmetro de uma população baseado em um valor da estatística correspondente da amostra.
2)A distribuição de frequências é um agrupamento de dados em classes, de tal forma que contabilizamos o número de ocorrências em cada classe.
3)Frequência absoluta (ƒi): É o número de observações correspondente a cada classe. A frequência absoluta é, geralmente, chamada apenas de frequência.
Frequência relativa (ƒri): É o quociente entre a frequência absoluta da classe correspondente e a soma das frequências (total observado)
4)Para que os dados se tornem significativos devemos recorrer à frequência relativa da pesquisa, sendo esta feita através de dados percentuais, definidos como a razão entre a frequência absoluta e o número total de observações.
5)Moda é o valor mais frequente de um conjunto de dados. Média de um conjunto de dados numéricos obtém-se somando os valores de todos os dados e dividindo a soma pelo número de dados.
Explicação passo-a-passo: