Filosofia, perguntado por lkbuyo, 10 meses atrás

O que é estética; como a filosofia entende a verdade; como estas verdades se

relacionam com a nossa existência, segundo Heidegger; qual era o objetivo de

Van Gogh ao retratar tal obra e como ele o fez. ( a obra é "o par de sapatos)

Soluções para a tarefa

Respondido por falatoddy42
0

Explicação:

A origem da obra de arte é um texto de Martin Heidegger, escrito em 1936. A versão utilizada aqui é uma edição revista pelo autor, publicada na coletânea Caminhos de Floresta (Holzwege). O texto, que ora temos em mãos, está acrescido de um Aditamento, antes do Epílogo, redigido em 1956. O fato de Heidegger ter adotado caminho, via, ao invés de obra, como lema para adjetivar sua produção, revela a coerência interna com o conjunto de seu pensamento. Tal ideia pode ser verificada em alguns dos títulos do autor que, acentuadamente, buscou tematizar o caminho ou o estar a caminho1 para opor-se a um sistema filosófico completo e autoexplicativo.

Embora de forma despretensiosa, a análise, ora empreendida, quer ser um contato com o pensamento heideggeriano através da abordagem filosófico-literária. Dentro dessa perspectiva, consideramos a imagem da obra de arte como jogo, jogo que desvela-velando a origem da obra de a arte e o fim para o qual ela aponta. Por último, buscamos refletir sobre a relação entre a obra de arte e o mundo vivido, tomando a existência como modo privilegiado de acesso à verdade.

Por outro lado, é necessário e indispensável à tarefa de pensar a filosofia, em sua interface com a estética, despertar inquietações e questionamentos acerca da obra de arte e de seu vínculo com o real em suas diferentes manifestações, conforme propõe Heidegger, no texto, A origem da obra de arte. Além disso, ao longo deste estudo, traremos à cena alguns aspectos interpretativos da obra Os sapatos, do pintor holandês Vicent van Gogh2.

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes