O que é a dispersão industrial?
Soluções para a tarefa
dispersão industrial=
*
Ao iniciar a industrialização de um país, ela inicialmente se concentra em um local, nas regiões fabris. Mas ao longo do tempo acontece a dispersão, com as fábricas mais modernas procurando outras áreas que atendam os seus interesses.
*
A região fabril deve-se a presença de matéria prima, mercado consumidor e facilidade de transporte.
*
Ocorre a dispersão pois as manchas de industrias torna seus terrenos caros, com altos impostos, sindicatos de trabalhadores... e para fugir disso as industrias procuram locais afastados, com menos impostos, melhores terrenos, e a tecnologia ajuda a facilitar esse processo.
*
Com o desenvolvimento de transportes e comunicações, as pequenas cidades próximas às áreas tradicionais de industria, tornam-se atrativas, e algumas indústrias são implantadas nessas novas áreas.
*
A dispersão industrial do sudeste começa pelo Rio de janeiro, pois a concentração econômica da lavoura cafeeira de São Paulo fez com que desenvolvesse o transporte ferroviário, então as industrias foram dispersando-se ao longo das ferrovias.
*
Nas últimas décadas a dispersão industrial tem acontecido pelo estado de São Paulo, já que as cidades periféricas oferecem condições favoráveis.
*
A criação da Zona Franca, na década de 70, foi responsável pela dispersão para o Norte.
pesquisei na internet !!!
No fim da década de 1980, já eram nítidos os sinais da dispersão industrial no Brasil. Esse processo ocorreu em duas escalas:
v No Brasil (escala nacional), buscando se expandir para outras regiões;
v Dentro da região Sudeste (escala regional), procurando fugir de áreas já muito industrializadas.
No primeiro caso, os planos do governo federal procuraram instalar pólos industriais em outras regiões, como a Norte (Zona Franca de Manaus) e o Nordeste (Recôncavo Baiano).
No segundo caso, a dispersão das indústrias foi marcada pelo congestionamento da área metropolitana de São Paulo. As empresas estão fugindo da poluição, dos altos preços dos terrenos, de sindicatos fortes, e procurando cidades menores, que oferecem, entre muitas facilidades, uma excelente qualidade de vida. Outras vantagens são boa estrutura de transportes, mão-de-obra mais barata e mercado consumidor. Muitas dessas cidades possuem centros de pesquisa e universidades que permitem a instalação de tecnopólos.