Biologia, perguntado por SD0997, 7 meses atrás

O que determina o sentido da difusão final de uma molécula não-polar?

Soluções para a tarefa

Respondido por MilkShake617
0

A difusão simples é um processo bastante parecido com o da difusão facilitada com a diferença de que não há o intermédio de proteínas para auxiliar nesse transporte. A difusão simples tem como objetivo igualar concentrações de soluto presente em diferentes meios, ou seja, por meio da membrana celular as moléculas do soluto ou dos íons se deslocam para tentar estabelecer um equilíbrio entre as faces da membrana.

A difusão simples ocorre com uma velocidade relativamente baixa já que, diferente da difusão facilitada, depende do gradiente de concentração. As partículas que serão transportadas estão em movimento constante e se chocam umas com as outras ao se deslocar. Esses choques produzem um campo de energia denominado energia cinética que promovem deslocamento do meio hipertônico para o meio hipotônico, até que se estabeleça a isotonia, equilíbrio entre ambos os meios.

Uma vez que a isotonia é estabelecida, o movimento das partículas não cessa, porém passa a ocorrer de maneira equivalente o que faz com que toda a solução esteja em equilíbrio.

Quando ocorre de um gradiente de concentração ser muito elevado, ou seja, quando ocorre de a diferença de concentração for muito alta, ou a distância que a molécula percorre no soluto for bastante restrita, a velocidade da difusão poderá ser relativamente maior.

Perguntas interessantes