Pedagogia, perguntado por queilaonofre08, 1 ano atrás

o que a bncc muda na educacao infanil rotina?​

Soluções para a tarefa

Respondido por netoneto360
0
Alfabetização até o segundo ano

Segundo o ministro da Educação, Mendonça Filho, a medida busca deixar a educação mais igualitária e que todos os alunos possam estar no mesmo nível básico de ensino. Anteriormente, a alfabetização era prevista até o terceiro ano e agora a previsão para se ter alunos alfabetizados é mais restrita.

A medida tem dividido pais, professores e alunos que defendem que o processo de aprendizado varia de criança para criança e deve ser respeitado como um direito à infância e aos processos naturais de apreensão do mundo.

Preferência dada às ciências exatas

A BNCC na educação infantil prevê um fortalecimento das ciências duras em relação às humanas. Os alunos serão incentivados a estudar tabelas, gráficos e a criar bancos de dados, deixando de lado as disciplinas que promovem a análise e a visão crítica do mundo em que vivem.

Nesse contexto, o estudo de história, por exemplo, passará a ser em ordem cronológica dos fatos, em vez de ser trabalhado enquanto processos sociais interconectados. Além disso, o ensino religioso tornou-se optativo e não obrigatório, e cada escola poderá escolher inseri-lo ou não em seus currículos.


Competências a serem desenvolvidas

O MEC propôs dez competências e serem desenvolvidas pelos alunos da educação infantil. Entre elas estão: a valorização e utilização correta dos conhecimentos construídos em sala de aula no entendimento da realidade compartilhada; o livre exercício da curiosidade intelectual na abordagem científica; o desenvolvimento de um senso estético que permita o reconhecimento, a valorização e a fruição de manifestações culturais diversas.
Perguntas interessantes