O processo de gestão do risco é realizado por meio do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) que tem como objetivo promover orientações gerais de gestão relacionadas à prevenção de acidentes em instalações ou atividades potencialmente perigosas. Para que haja redução e até mesmo eliminação de possíveis riscos é necessário que se promovam maneiras adequadas para lidar com esses riscos de forma segura.
Dada a complexidade desse programa (PGR), assinale a alternativa que contém os requisitos necessários para que o mesmo seja bem implementado:
Escolha uma:
Soluções para a tarefa
Também, o gerenciamento requer que se tenha um balizamento para a redução dos riscos, ou seja, algum critério de aceitabilidade de riscos, seja qualitativo ou quantitativo. O fato é que não se pode pensar em eliminar todos os riscos, pois isso consumiria todos os recursos da empresa, levando-a certamente à falência.
O gerenciamento impõe a utilização do conceito de priorização: tendo em vista que os recursos são finitos, quais os riscos mais importantes, ou seja, quais os que tenho que resolver imediatamente e quais os que tenho mais tempo para atacar? Quais os que não vou reduzir mais? Em outras palavras, o gerenciamento de riscos deve ser feito continuamente, pois não há como se eliminar todos os perigos impostos pela atividade industrial.
Programa de Gerenciamento de Riscos
O Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) tem como principal objetivo prevenir a ocorrência de acidentes ambientais que possam colocar em risco a integridade física dos trabalhadores, bem como a segurança da população e o meio ambiente.
Assim, para a sua efetividade, o PGR deverá ser estruturado contemplando todas as ações necessárias para a prevenção de acidentes ambientais, bem como para a minimização de eventuais impactos caso ocorram situações anormais.
Internacionalmente, o termo gerenciamento de riscos é utilizado para caracterizar o processo de identificação, avaliação e controle de riscos. Assim, de modo geral, o gerenciamento de riscos pode ser definido como sendo a formulação e a implantação de medidas e procedimentos, técnicos e administrativos, que têm por objetivo prevenir, reduzir e controlar os riscos, bem como manter uma instalação operando dentro de padrões de segurança considerados toleráveis ao longo de sua vida útil.
Redução do risco
Considerando que o risco é uma função da frequência de ocorrência dos possíveis acidentes e dos danos (consequências) gerados por esses eventos indesejados, a redução dos riscos numa instalação ou atividade perigosa pode ser conseguida por meio da implementação de medidas que visem tanto reduzir as frequências de ocorrência dos acidentes (ações preventivas), como as suas respectivas consequências (ações de proteção).
Metodologia
Além das medidas para a redução dos riscos, o gerenciamento de riscos de uma instalação deve contemplar também ações que visem mantê-la operando, ao longo do tempo, dentro de padrões de segurança considerados aceitáveis ou toleráveis.
Assim, toda e qualquer empresa que desenvolva atividades que possam acarretar acidentes maiores deve estabelecer um Programa de Gerenciamento de Risco (PGR), o qual tem por objetivo prover uma sistemática voltada para o estabelecimento de orientações gerais de gestão, com vistas à prevenção de acidentes.
Resposta:
Alcançar gradativamente os objetivos iniciais, ser flexível para se adaptar a imprevistos e alterações, não deve influenciar negativamente na atividade principal do estabelecimento, integração entre todas as áreas do estabelecimento para que as metas e objetivos definidos sejam alcançados. Correto
Explicação:
Assim como qualquer outro programa complexo que é implementado no estabelecimento, o PGR deve atender aos seguintes requisitos:
- alcançar gradativamente os objetivos iniciais;
- ser flexível para se adaptar a imprevistos e alterações;
- não deve influenciar negativamente na atividade principal do estabelecimento;
- integração entre as todas as áreas do estabelecimento para que as metas e objetivos definidos sejam alcançados.