Química, perguntado por felipefs474, 10 meses atrás

O policloreto de polivinila, cujo nome oficial na IUPAC ("União Internacional da Química Pura e Aplicada") é policloroeteno), mais conhecido como PVC é um plástico formado basicamente de 57% de cloro (derivado do cloreto de sódio - sal de cozinha) e 43% de eteno (derivado do petróleo) através de repetidos processos de polimerização que convertem hidrocarbonetos, contidos em materiais como o petróleo, em um único composto chamado polímero. Este plástico apresenta algumas características muito importantes como: baixa densidade (leve), é atóxico, inerte e seguro; resistente a ação de fungos, bactérias, insetos e roedores; resistente à maioria dos reagentes químicos; bom isolante térmico, elétrico e acústico; impermeável a gases e líquidos;100% Reciclável entre outras. Assim , na área médica, o PVC vem sendo utilizado há várias décadas e segundo especialistas não existe produto melhor e mais seguro para a fabricação de bolsas de sangue e soro, tubos endotraqueais, cateteres cardiovasculares, entre várias outras aplicações. Uma outra aplicação também importante é na contrução civil, principalmente na forma de tubos e conexões para água e esgoto . Este segmento necessita de produtos competitivos, econômicos energeticamente e de longa vida útil. O ciclo de vida útil dos produtos de PVC varia de 15 a 100 anos, sendo a média superior a 60 anos. Abaixo apresentamos a reação de formação do PVC.

Reação de formação do policloreto de vinila



Durante sua reciclagem cuidados adicionais devem ser tomados pois o PVC no momento de sua incineração, ele libera ácido clorídrico (HCl) que, além de ser tóxico, também reduz as propriedades mecânicas de outros polímeros durante o processo de reciclagem.. Essa incineração é mostrada abaixo:

calor
-(CH2CHCl)-n - -® -(CH=CH)-n + HCl



Além do HCl, a queima do PVC também produz gás carbônico, água e fuligem.

Nos últimos anos a utilização dos plásticos no cotidiano das pessoas tem sido hostilizada, em função das questões ambientais. E com certeza o uso de plásticos em larga escala de forma , indiscriminada , irrestrita e irresponsável sobretudo em produtos como embalagens e outras aplicações corriqueiras onde o descarte passa a ser uma ação automática ,está causando danos absurdos ao planeta. Para a ONU o plástico é o maior desafio ambiental do século XXI , mas também esclarece que o plástico em si, não é o problema e sim a forma como o usamos.



Com base no texto apresentado "O PVC", faça o que se pede a seguir.



a) As moléculas das reações apresentadas no texto: cloreto de vinila, policloreto de vinila e ácido clorídrico apresentam qual tipo de ligação intramolecular? Com base na teoria das ligações químicas, justifique sua resposta.

b) As moléculas das reações apresentadas no texto : cloreto de vinila e ácido clorídrico, apresentam qual tipo de ligação intermolecular? Com base na teoria das ligações químicas, justifique sua resposta.

c) Baseando-se no texto O PVC e nas unidades 3 e 4 da disciplina apresentadas na plataforma Ulife, justifique o fato do PVC apresentar características de bom isolamento elétrico.

Soluções para a tarefa

Respondido por rafaelvieira7762
2

Resposta:

Resposta para letra C

Explicação:

O que determina se um material será bom ou mau condutor térmico são as ligações em sua estrutura atômica ou molecular. Assim, os metais são excelentes condutores de calor devido ao fato de possuírem os elétrons mais externos "fracamente" ligados, tornando-se livres para transportar energia por meio de colisões através do metal. Por outro lado temos que materiais como lã, madeira, vidro, papel e isopor são maus condutores de calor, pois, os elétrons mais externos de seus átomos estão firmemente ligados.

Perguntas interessantes