O período denominando de Primeira República, compreendido entre 1889 e 1930, foi marcado pelo surgimento das primeiras indústrias e investimento estrangeiro. DISCORRA como era saúde neste período.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Em 1850 a saude publica estava limitada as juntas municipais e ao controle de navios e saude dos portos.entre 1889 e 1930 com a falta de um modelo sanitario a saude tornou se caotica,caracterizada pelo predominio de diversas doenças graves,como tuberculose,sifilis,variola,febre amarela,entre outras.
Explicação:
No período da Primeira República ocorreram diversas epidemias, dentre elas varíola, febre amarela e peste bubônica. A saúde pública era limitada e de baixa qualidade. As ações da saúde se limitavam a conter as doenças coletivas.
Saúde na Primeira República:
- O Brasil ficou conhecido como "túmulo de estrangeiros";
- tentativas de conter as doenças;
- não existiam políticas públicas de saúde;
- diversas regiões ainda sofriam com a falta de saneamento básico;
- a gripe espanhola, de fins de 1918, demonstrou as baixas condições de vida da população e uma alta mortalidade.
- o governo fazia pouco caso em relação à saúde do povo.
Epidemias ocorreram na região do Rio de Janeiro, agravadas devido à falta de saneamento básico. As medidas para conter as doenças desencadeariam a revolta da vacina. A revolta foi sufocada, a lei de obrigatoriedade da vacina deixou de existir e a varíola teve uma queda natural nos anos seguintes.
A economia nesse período mantinha-se inerte e havia uma grave crise burocrática e administrativa.
O Instituto Soroterápico Federal foi criado em 1900 com o intuito de criar soros e vacinas. Em 1918 passaria a se chamar Instituto Oswaldo Cruz.
Medicina para manutenção das forças de trabalho: a necessidade de mão de obra influenciou uma política de saúde em portos, lavouras e regiões importantes.
Leia sobre a Revolta da Vacina: https://brainly.com.br/tarefa/39745965
#SPJ2