Geografia, perguntado por harturcostah0076, 5 meses atrás

o perigo da permanência do desmatamento na Amazônia?​

Soluções para a tarefa

Respondido por Gabi1006915286
0

Resposta:

As principais consequências do desmatamento da Amazônia, além das já citadas anteriormente, são: Espécies da fauna da região perdem seu habitat à medida que as áreas são devastadas.  O desmatamento favorece o empobrecimento do solo, os processos erosivos e também o assoreamento dos rios.

Espero ter ajudado!

Bons estudos <3

Respondido por alicemayara15
2

Desmatamento da Amazônia: Tudo o que você precisa saber  

Em 2018, o Brasil ficou em primeiro lugar num ranking que não orgulha os brasileiros: o país que mais perdeu árvores primárias no mundo. De acordo com relatório do Global Forest Watch, 12 milhões de hectares de florestas tropicais desapareceram, uma área equivalente ao tamanho da Bélgica. Do total, cerca de 1,3 milhão de hectares são só do Brasil, o país com mais desmatamento. O Brasil desmatou três vezes mais que o segundo colocado, o Congo.

desmatamento amazonia

Operação do Ibama combate desmatamento e garimpo na Terra Indígena Tenharim do Igarapé Preto, Amazonas (Foto: Vinícius Mendonça/Ibama)

Os altos índices de desmatamento se repetem na Floresta Amazônica, a maior floresta tropical do mundo. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o desmatamento da floresta amazônica no território brasileiro aumentou 88% no comparativo entre junho de 2019 e junho de 2018. Foram desmatados 920,4 km² de floresta, contra 488,4 km² no mesmo mês em 2018.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Importância da Floresta Amazônica  

Além de ser a maior floresta tropical do mundo, na Amazônia também se encontra a maior biodiversidade do planeta. Lá é o habitat de milhares de espécies de animais, vegetais e microorganismos, com algumas ainda sendo descobertas até hoje.

desmatamento amazonia

Localizada no norte da América do Sul, a Amazônia tem mais de 5 milhões de km² de área. A maior parte da floresta (60%) se localiza no Brasil, onde se estende pelos estados do Pará, Amazonas, Amapá, Acre, Rondônia, Roraima, Maranhão, Tocantins e Mato Grosso. A floresta ainda se alonga por mais oito países: Peru, Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e França (Guiana Francesa).

A região também têm muitos rios, com destaque para o rio Amazonas, que compõem a Bacia Amazônica, a maior bacia hidrográfica do mundo e responsável por 20% da água doce líquida da Terra. Nessas águas também se encontram 85% das espécies de peixes de toda a América do Sul.

desmatamento amazonia  

No Brasil, a floresta é delimitada numa área chamada “Amazônia Legal”. Ela foi criada em 1953 para fins de planejamento social e econômico da região e correspondente a cerca de 61% do território brasileiro.

Desenvolvimento do homem, desaparecimento da floresta

A floresta é de extrema importância ecológica para a biodiversidade e controle da poluição do mundo. Entretanto, a partir do período de Regime Militar, o desenvolvimento na região aumentou cada vez mais a intervenção humana na floresta e, consequentemente, sua devastação.

Chegaram à região projetos agropecuários e de mineração. As usinas hidrelétricas, madeireiras, pecuaristas e garimpeiros colaboram para a derrubada da floresta, queima da mata, poluição dos rios e do ar, e extinção de espécies.  

Muitas dessas intervenções avançam as áreas permitidas, culminando na extração ilegal de madeira, incêndios criminosos e invasão de terras de povos indígenas e ribeirinhos. Essas irregularidades e a ganância de fazendeiros e empresas causam inúmeros conflitos e até mortes dos povos da região na atualidade.

desmatamento amazonia  

Indígenas participam do lançamento do projeto Amazônia Protege para combater o desmatamento ilegal na floresta amazônica (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Consequências do desmatamento

O desmatamento traz diversos problemas ambientais e sociais, como aumento do efeito estufa, aumento da extinção de animais silvestres, perda da biodiversidade e perda de território de populações ribeirinhas e indígenas.  

A maior floresta e maior bacia hidrográfica apresentam estruturas complexa e delicadas. O professor de Biologia, Guilherme Goulart, do canal do Youtube Biologia Profº Guilherme, destaca que floresta depende da hidrografia e a hidrografia depende da floresta.

Um exemplo da importância desse equilíbrio é a manutenção dos chamados rios voadores. Guilherme explica: “a evapotranspiração das plantas da Amazônia é tão intensa que forma blocos de ar úmido que se deslocam para boa parte do território sul-americano e condicionam os regimes de chuva”. Por causa da atuação desses rios que não temos uma formação desértica no Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina.

Perguntas interessantes