Física, perguntado por juliana12317, 11 meses atrás

O numero de vitimas em 2009/2010 poderia ter sido maior do que em 1918? Justifique sua resposta

Soluções para a tarefa

Respondido por Lelelelee
305
não, pois hoje em dia tempos mais recursos (vacinas) que podemos recorrer mas antigamente não tinhão quase nada de suprimentos médicos, por isso não ião conseguir sobreviver por muito tempo!

thrhythy: se me ajudou com uma tarefa obrigado
Respondido por luwsby
3

Explicação:

Algumas razões que poderão compor a resposta são: aumento do conhecimento científico humano; melhores condições de higiene e cuidados com a saúde; maior rapidez na comunicação entre pessoas e países; maior fiscalização pelos responsáveis pela saúde pública; produção de remédios e tratamentos clínicos mais adequados e aperfeiçoados; desenvolvimento de instrumentos e tecnologia para investigar e detectar a transmissão e a infecção; etc.

Sugerimos que se promova uma breve discussão sobre como teria sido a Medicina no início do século XX, comparando-a com a época atual e explorando os procedimentos e as técnicas adotadas no tratamento da pandemia naquela época e nos dias de hoje. Ressalte que grande parte do desenvolvimento da Medicina se deu a partir do final do século XIX. Pode-se, também, fazer um paralelo entre as diversas áreas da Ciência (como Biologia, Física e Química) de forma histórica, mencionando o desenvolvimento da vacinação por Pasteur, os estudos de radioatividade de Marie Curie, a produção de remédios, os investimentos na concepção e no aperfeiçoamento de instrumentos que permitiram diagnósticos mais rápidos das doenças infectocontagiosas, etc.

Estimule os alunos a também fazer uma análise dos equipamentos e dos procedimentos cada vez mais modernos e precisos – como o microscópio eletrônico, a sorologia, a ressonância magnética, a higienização, a quimioterapia, etc. – e a indicar quais deles estão diretamente relacionados com a pandemia do H1N1.

Não deixe de realçar a importância dos avanços da Química, da Física e da Biologia, responsáveis por minimizar os efeitos da pandemia de H1N1 e aumentar a capacidade de sobrevivência da espécie humana. No site do Ministério da Saúde (https://www.saude. gov.br/artigos/918-saude-de-a-a-z/influenza/22873- informacoes-sobre-gripe; acesso em: 5 maio 2020), há informações importantes sobre os procedimentos adotados no Brasil durante a pandemia de H1N1 que podem contribuir para ampliar ou concluir a discussão.

Perguntas interessantes