O numero de vitimas em 2009/2010 poderia ter sido maior do que em 1918? Justifique sua resposta
Soluções para a tarefa
Explicação:
Algumas razões que poderão compor a resposta são: aumento do conhecimento científico humano; melhores condições de higiene e cuidados com a saúde; maior rapidez na comunicação entre pessoas e países; maior fiscalização pelos responsáveis pela saúde pública; produção de remédios e tratamentos clínicos mais adequados e aperfeiçoados; desenvolvimento de instrumentos e tecnologia para investigar e detectar a transmissão e a infecção; etc.
Sugerimos que se promova uma breve discussão sobre como teria sido a Medicina no início do século XX, comparando-a com a época atual e explorando os procedimentos e as técnicas adotadas no tratamento da pandemia naquela época e nos dias de hoje. Ressalte que grande parte do desenvolvimento da Medicina se deu a partir do final do século XIX. Pode-se, também, fazer um paralelo entre as diversas áreas da Ciência (como Biologia, Física e Química) de forma histórica, mencionando o desenvolvimento da vacinação por Pasteur, os estudos de radioatividade de Marie Curie, a produção de remédios, os investimentos na concepção e no aperfeiçoamento de instrumentos que permitiram diagnósticos mais rápidos das doenças infectocontagiosas, etc.
Estimule os alunos a também fazer uma análise dos equipamentos e dos procedimentos cada vez mais modernos e precisos – como o microscópio eletrônico, a sorologia, a ressonância magnética, a higienização, a quimioterapia, etc. – e a indicar quais deles estão diretamente relacionados com a pandemia do H1N1.
Não deixe de realçar a importância dos avanços da Química, da Física e da Biologia, responsáveis por minimizar os efeitos da pandemia de H1N1 e aumentar a capacidade de sobrevivência da espécie humana. No site do Ministério da Saúde (https://www.saude. gov.br/artigos/918-saude-de-a-a-z/influenza/22873- informacoes-sobre-gripe; acesso em: 5 maio 2020), há informações importantes sobre os procedimentos adotados no Brasil durante a pandemia de H1N1 que podem contribuir para ampliar ou concluir a discussão.