O médico grego Hipócrates (460-377 a.C.) foi o primeiro a olhar para um homem tendo um ataque epiléptico – tipo de crise em que a pessoa se debate e tem movimentos que estão fora do seu controle consciente – e dizer: “Não há nenhum deus aí dentro; é um fenômeno do corpo desse indivíduo”.
(Flávio de Campos e Renan Garcia Miranda. Oficina de História, 2000. Adaptado.)
A partir do olhar de Hipócrates, pode-se considerar que, na Grécia Antiga iniciou-se uma visão diferente sobre a forma de encarar as doenças e o corpo humano. Assinale a alternativa que aponta a mudança de pensamento a partir desse momento.
1.)Ampliou-se o respeito dos gregos à igualdade social entre todos os homens.
2.)Expandiu-se o conhecimento de que os homens eram reféns dos Deuses.
3.)Desenvolveu-se o racionalismo, negando a explicação das doenças fundamentada apenas na religião.
4.)Alargou-se a concepção de que o poder dos deuses impede a ação humana.
5.)Instituiu-se uma crença na superioridade do religioso e divino sobre o humano.
Soluções para a tarefa
A alternativa que aponta a mudança no pensamento a partir do olhar de Hipócrates, na Grécia Antiga, quando teve início uma visão diferente sobre a forma de encarar as doenças e o corpo humano é: 3.) Desenvolveu-se o racionalismo, negando a explicação das doenças fundamentada apenas na religião.
A medicina na Grécia Antiga
Distante da condenação dos deuses, a medicina, a busca pela cura das doenças passou por um longo processo. O uso da plantas medicinais e pequenas cirurgias trouxeram a racionalidade para a medicina que passou a se ocupar em buscar causas e tratamentos para as doenças.
Hipócrates foi então, um marco divisor no acompanhamento e desenvolvimento de uma medicina curativa, desvinculada de causas místicas, mas como consequência de alterações do próprio corpo.
Bons estudos!
Para saber mais sobre Hipócrates leia: brainly.com.br/tarefa/21086200