Geografia, perguntado por isabelavittorello19, 11 meses atrás

O marechal Tito quando esteve no comando da Iugoslávia entre 1945 e 1980 conseguiu manter a unidade territorial do país. Entretanto, após a sua morte, em 1980, o país entrou em uma escalada de conflitos cujos motivos estavam relacionados principalmente:

a) com a defesa ou não da manutenção de relação com a URSS.

b) com as disputas políticas pela ocupação da liderança do país por seus filhos.

c) com os conflitos étnicos, religiosos e nacionalistas das várias repúblicas.

d) com a atuação imperialista dos EUA e dos países da Europa Ocidental na região

alguem me ajuda por favor​

Soluções para a tarefa

Respondido por fabia100
55

Resposta:

C) Com os conflitos étnicos, religiosos e nacionalistas das várias repúblicas.

Explicação:

A grande diversidade étnica, nacional e religiosa das populações que habitavam os Balcãs voltou a se transformar em conflito durante a década de 1980, eclodindo em um sangrenta guerra civil na década seguinte.

Respondido por nataliafransantos
9

Sobre os motivos dos conflitos ocorridos na Iugoslávia após a morte do marechal Tito está correta a letra c.

Com morte de Tito, as diferenças étnicas presentes na Iugoslávia voltaram à tona. O governante era uma figura extremamente carismática que conseguia manter unidos os povos da região. Este local sempre foi palco de conflitos de caráter nacionalista e separatista.

A Iugoslávia estava localizada no sul dos Balcãs na região sudeste da Europa. Após a Primeira Guerra Mundial, com a derrota do Império Austro-húngaro que dominava a região foi criado o Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos, que em 1929, teve seu nome alterado para Reino da Iugoslávia.

Durante Segunda Guerra Mundial, o país foi invadido pelos nazistas. Houve a formação de grupos de resistência contra ocupação nazista da região, onde o Tito se destacou como grande líder, com ajuda dos soviéticos e da Inglaterra.  

Tito se tornou o grande líder e reunificou a região em 1945, mas havia forte repressão às manifestações contra o regime. Com a sua morte, a Iugoslávia que já enfrentava conflitos econômicos passou a enfrentar também movimentos de caráter nacionalista em vários dos seus territórios que desejavam maior autonomia, fazendo com que a região voltasse ao clima de grande instabilidade e violência.  

Bons estudos!

Veja mais sobre o assunto em:

https://brainly.com.br/tarefa/5154964

Anexos:
Perguntas interessantes