O luge é considerado um dos mais perigosos esportes de inverno, sendo o mais veloz do gelo. Na disputa, os competidores descem deitados de costas, com os pés voltados para a frente em um trenó de fibra de vidro. O circuito é desenvolvido entre curvas e mudanças de direção, em uma pista a mais de 140 km/h. Os atletas precisam ter boa forma física, uma vez que precisam suportar tensões no corpo, sobretudo no pescoço, abdômen, tórax e nos pés. [...}
As tensões recebidas em diferentes partes do corpo pelo praticante de luge podem ser explicadas
(A)
pela Lei da Ação e Reação: o trenó recebe uma força de ação muito brusca ao se deparar com uma curva muito fechada logo após atingir uma velocidade muito alta em uma longa descida, e a reação a essa força é dada sobre o atleta, que recebe altas tensões em diferentes partes de seu corpo.
(B)
pela falta de atrito entre o trenó e a pista de gelo: se houvesse mais atrito entre as partes, o praticante teria menos inércia, conferindo maior controle à sua descida e, consequentemente, menores tensões em seu corpo.
(C)
pelo deslocamento do centro de massa do atleta durante a descida: o centro de massa de um corpo em declive na vertical tende a se tornar mais baixo, fazendo com que o esportista tenha de compensar esse fato com um intenso esforço, sobretudo em seu pescoço.
(D)
pela Lei da Inércia: como o atleta não faz parte do trenó, a tendência das diferentes partes de seu corpo é seguir seu movimento em linha reta, e, para se manter equilibrado, o esportista tensiona muitas partes específicas de seus membros.
(E)
pela aceleração da gravidade, que atua em diferentes partes do corpo do atleta, mais intensamente no pescoço, no abdômen, no tórax e nos pés.
Soluções para a tarefa
Resposta: acho q é a
Explicação:
(D) pela Lei da Inércia: como o atleta não faz parte do trenó, a tendência das diferentes partes de seu corpo é seguir seu movimento em linha reta, e, para se manter equilibrado, o esportista tensiona muitas partes específicas de seus membros.
A Primeira Lei de Newton, também chamada de Lei da Inércia ou Princípio da Inércia, constata que um corpo parado tende a assim permanecer até que uma força o retire dessa condição e que, um corpo em movimento retilíneo uniforme também tende continuar o seu movimento até que uma força atue sobre ele.
Ou seja, um corpo em equilíbrio é um corpo em que a força resultante que nele atua é igual a zero.
Fr = 0
Dessa forma, pelo Princípio da Inércia, sabemos ao entrar uma curva, a tendência do corpo é de manter o movimento em linha reta, por essa razão o atleta precisa fazer uma força para alterar a direção de seu movimento.
Saiba mais em
brainly.com.br/tarefa/21167215