o litoral do Brasil ja esteve colado a África e hoje essas masas de terra estão bem distantes como isso e possível?
Soluções para a tarefa
Resposta: As placas tectônicas, que formam a superfície da Terra e sobre as quais estão os continentes e oceanos, se movem em média 10 centímetros por ano.
Na década de 1950, os cientistas comprovaram a existência de um supercontinente formado há 230 milhões de anos. Além da semelhança entre as linhas litorâneas, fósseis de plantas idênticas na costa do Brasil e da África
O movimento das placas é gerado pelas correntes de convecção do manto. Tal fenômeno é proporcionado pelo calor interno do núcleo da Terra, que permite a subida de massas quentes no manto e a descida das massas mais superficiais, que se encontram mais frias. Dessa forma, acontece uma espécie de esteira rolante que arrasta as placas tectônicas. “Todas as placas têm um limite e é lá que se observa a geologia em ação. Dependendo do limite, há a incidência de terremotos, vulcões, montanhas e fendas. Muitas feições geológicas são desenvolvidas pela interação das placas em seus limites”, destaca.
Ideval explica que há três tipos básicos de limites. São eles: os divergentes, nos quais as placas se afastam em sentidos opostos, como acontece com a América do Sul e a África; os convergentes, em que duas placas se movem uma em direção a outra, formando zonas de subducção (uma das placas mergulha sob a outra); e limites transformantes, referentes ao movimento paralelo entre placas.
Explicação: