História, perguntado por soaresaurilene75, 4 meses atrás

O homem, desde os mais remotos tempos, procurou um meio de registrar sua passagem pelos lugares e de delimitar seus territórios. Os mapas representam a primeira forma de expressão utilizada, surgindo antes mesmo da escrita. Os primeiros mapas aparecem junto a desenhos registrados pelos povos primitivos em cavernas, e até hoje não tiveram seu significado totalmente desvendado. Na Idade Média, Isodoro (570-636 d.C.), bispo de Sevilha, criou o mapa etimologias, também conhecido como mapa T-0. Este mapa esquemático tinha o seguinte significado: o "T" representava os três cursos d'água que dividiam o ecúmero, o Mediterrâneo, que separa a Europa da África; o Nilo, separando a África da Ásia; e o Don, entre a Ásia e a Europa. O ecúmero teria sido dividido por Noé entre seus três filhos após o Dilúvio. Além disso, o "T" também simbolizava a cruz e na sua junção estaria localizada Jerusalém, centro do mundo. Esses mapas, em sua maioria, eram circulares e emoldurados por um grande oceano. No período Colonial, a partir de 1413, com o início das grandes viagens marítimas, a Cartografia ressurge como meio de garantir a segurança dos viajantes e de representação das novas descobertas. Disponível em: . Acesso em 20 mar. 2021 (adaptado). Considerando as informações trazidas pelo excerto, analise as asserções. Os mapas demonstram conhecimento sobre determinados elementos, transmitem diferentes visões de mundo e, por permitir diferentes temáticas em suas representações (aspectos humanos e/ou físicos do espaço), tornam-se de suma importância para a compreensão da relação entre o homem e o meio ambiente no espaço, temporalmente. PORQUE A produção de mapas caracteriza-se como uma construção social, atribuindo às representações valores ligados à cultura da sociedade que as produziram. Assim, os mapas transmitem a percepção de elementos naturais e humanos em determinado contexto, são dotados de símbolos e signos, carregando consigo elementos importante do conhecimento social do contexto no qual foram elaborados.

Acerca das asserções, é correto afirmar:
Alternativas
Alternativa 1:
As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

Alternativa 2:
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

Alternativa 3:
A primeira asserção é uma proposição verdadeira e a segunda é uma proposição falsa.

Alternativa 4:
A primeira asserção é uma proposição falsa e a segunda é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:
Tanto a primeira quanto a segunda asserção são proposições falsas.

Soluções para a tarefa

Respondido por martinkoliveira
7

Sobre as afirmações dos mapas, a opção correta é a Alternativa 1: As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

Análise das afirmativas relacionadas aos mapas:

  • I - A primeira asserção é VERDADEIRA, uma vez que os mapas possuem conhecimento sobre diferentes elementos, e sua visão de mundo varia, com suas representações ajudando a entender a relação entre homem e meio ambiente.

  • II - A segunda asserção é VERDADEIRA, dado que os mapas podem ser enxergados como construção social, indo de acordo com a cultura da sociedade local.

Assim sendo, as duas proposições são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.

Veja mais sobre os mapas:

https://brainly.com.br/tarefa/39258878

#SPJ1

Anexos:
Perguntas interessantes