Geografia, perguntado por bielGabriel194, 1 ano atrás

O haitiano Guerrier Garausses, de 31 anos, era motorista em seu país de origem. Com o m uitos conterrâneos, ele veio ao Brasil em busca de emprego. Saiu da capital haitiana, Porto Príncipe, até a capital da República Dominicana. Lá, foi de avião até o Panamá e seguiu para o Equador. Dali foi para o Peru, até a cidade de Iriapari, que faz fronteira com Assis Brasil, no Acre.
(Disponível em: . Acesso em: 17 abr. 2014. (Adaptado.))

Debaixo de um sol inclemente, Juan Apaza formava fila no Parque Dom Pedro II, centro de São Paulo. Costureiro como quase todos os bolivianos na cidade, Juan está há menos de um ano no país, dividindo uma casa apertada com outras dez pessoas. Com as rezas do xamã, incensos e um pouco de cerveja, acredita que sua casa própria se transformará em realidade.
(Disponível em: . Acesso em: 26 jan. 2014. (Adaptado.))

O Brasil, na última década, tem atraído migrantes originários de países americanos, em especial haitianos e bolivianos. A vinda desses migrantes para o Brasil na atualidade pode ser justificada pelo seguinte motivo:

a) demanda de mão de obra qualificada.
b) oferta de empregos em áreas diversificadas.
c) facilitação para aquisição de dupla cidadania.
d) elevação da remuneração da força de trabalho.

Soluções para a tarefa

Respondido por Giuliane6
93
Olá!!! Bom vamos lá!

Sabemos que o Brasil tinha passado por um processo de expansão e por isso precisava de mão de obra para trabalhar, além disso as pessoas desses países na maioria das vezes necessitam receber mais para que eles e também a afamilia que ficou no país conseguissem sobreviver.

Sendo assim podemos dizer que a migração para o Brasil foi decorrente desse processo citado, ou seja, da oferta de empregos em áreas diversificados, por isso a resposta correta é a letra B! Devemos lembrar que a maioria dos imigrantes aceitam trabalhos pesados independente das condições do mesmo.

Espero ter ajudado em algo!
Respondido por reantunes2007
14

Resposta:

letra d

Explicação:

O crescimento da economia brasileira na última década ocasionou, entre outros desdobramentos, o aumento da oferta de empregos em diversos setores produtivos e de serviços. Em paralelo, a política de elevação do salário mínimo repercutiu mais diretamente no aumento da remuneração de funções e postos de trabalho com exigência de menor qualificação ou com a possibilidade de aprendizado direcionado já no desempenho da função. Tal contexto veio a se converter em foco de atração para trabalhadores imigrantes pouco qualificados profissionalmente, originários de países americanos enfrentando situações variadas de crise e quadro recessivo. Os números mais expressivos envolvem imigrantes bolivianos e haitianos. As reportagens exemplificam as dificuldades de transporte e as expectativas com relação ao desejo de vida próspera em solo brasileiro. Muitos haitianos, jovens do sexo masculino, buscam oportunidades de emprego frente ao desastre que assolou seu país após o terremoto de 2010. Bolivianos dirigem-se, por exemplo, para São Paulo, onde, em determinados bairros de periferia, famílias inteiras de imigrantes dessa nacionalidade fixaram moradia.

Perguntas interessantes