Biologia, perguntado por pamcelantipd3okc, 1 ano atrás

O hábito de fumar compromete rapidamente o aparelho respiratório (e não após anos do hábito, como muitas pessoas imaginam) de várias formas, mas causa especialmente: o aumento da produção de muco, a destruição dos alvéolos pulmonares (enfisema pulmonar) e a alteração da parede interna dos brônquios, diminuindo o batimento dos cílios presentes nas células desse revestimento (causando bronquite).

Além disso, algumas substâncias presentes na fumaça do cigarro causam vasoconstrição, isto é, as artérias do corpo se contraem, dificultando a passagem do sangue.

Sobre isso, responda:

a) Qual é o papel do muco nas vias respiratórias?

b) Qual é a implicação da destruição dos alvéolos pulmonares?

c) Qual o papel dos cílios presentes no revestimento interno dos brônquios?

d) Se o fumante for uma pessoa com a taxa de colesterol no sangue alta, que riscos ele pode correr? Justifique sua resposta.

Soluções para a tarefa

Respondido por blopex
91

Resposta:

a) O muco mantém a umidade das vias respiratórias e protege contra a entrada de pequenas partículas, que ficam aderidas.

b) Os alvéolos pulmonares são os locais onde ocorre a troca de gases. Destruindo essas estruturas haverá uma menor superfície para trocas gasosas.

c) Os cílios são responsáveis por conduzir o muco com as partículas aderidas para fora das vias respiratórias.

d) Como algumas substâncias presentes no tabaco são vasoconstritoras, se esse paciente tiver vasos sanguíneos obstruídos pela formação de placas de gordura causadas pelo excesso de colesterol no sangue, pode ocorrer algum acidente vascular. Se as coronárias estiverem comprometidas, o músculo cardíaco poderá ficar sem uma oxigenação adequada, levando a um infarto.

Explicação:

Plurall

Perguntas interessantes