O governo regencial foi marcado por conflitos políticos em diversas regiões do Brasil. No documento abaixo, temos um trecho da mensagem de um comandante a seus soldados que se rebelavam contra o governo regencial. Bravos, companheiros da 1ª Brigada de Cavalaria: Ontem obtivestes o mais completo triunfo sobre os escravos da corte do Rio de Janeiro, a qual, invejosa das vantagens locais de nossa província, faz derramar sem piedade o sangue de nossos compatriotas, para deste modo fazê-la presa de suas vistas ambiciosas. Miseráveis! [...] São sem número as injustiças feitas pelo Governo. Seu despotismo é o mais atroz. E sofreremos calados tanta infâmia? Não, nossos companheiros, os rio-grandenses, estão dispostos, como nós, a não sofrer por mais tempo a prepotência de um governo tirânico, arbitrário e cruel, como o atual. Em todos os ângulos da província não soa outro eco que o de independência, república, liberdade ou morte.
É possível identificar o documento a qual Rebelião Regencial:
A) Revolta dos Malês (1855)
B) Cabanagem (1835 – 1840)
C ) Balaiada (1838 – 1841)
D) Guerra dos Farrapos (1835 – 1845)
Soluções para a tarefa
Respondido por
29
Resposta:
D) Guerra dos Farrapos
Explicação:
A primeira coisa que podemos notar é que a carta foi escrita para soldados, e a única revolta que tinha a participação deles era a dos Farrapos.
Segundo, pode se notar que o autor cita a República na carta, essa era a vontade dos farroupilhos, que desejavam tornar o Rio Grande do Sul numa República.
RyanRibeiro02:
exato
Respondido por
8
D) Guerra dos Farrapos (1835-1845)
Perguntas interessantes