História, perguntado por rayanemoreira6353, 9 meses atrás

o filosofo historiador e escritor Norberto Bobbio (1909-2004) dizia que o liberalismo é algo dificil porque ele se manifestou :

[..] nos diferentes paises em
tempos historicos bastante diversos , conforme seu grau de desenvolvimento [..]

a) De todo modo , é possível analisar algumas das ideias de Adam Smith , considerado o principal teorico do liberalismo retorme as informações do capitulo e comente as permissas do liberalismo desenvolvidos por Smith.




b) Porque é possível dizer que o liberalismo servia para justificar a ordem burguesa?


c) Explique qual servia ,para Adam Smith o papel reservado ao estado.​

Soluções para a tarefa

Respondido por jsm12032001
21

Resposta:

a) As ideias de Adam Smith são a base do liberalismo econômico. Ele é um dos defensores da livre concorrência no mercado consumidor, que, levando em consideração o bem-estar da população de uma determinada área e de direito, essa competição vai garantir a relação entre oferta e demanda. Para o autor, é a competição que impulsiona o desenvolvimento econômico. Adam Smith é considerado um dos pioneiros da ciência econômica, e até mesmo lido por Karl Marx por causa das análises e proposições de Marx sobre o socialismo.

b) Pode-se dizer que o liberalismo traz legitimidade à ordem burguesa porque eles se beneficiam diretamente da ordem burguesa, ou seja, uma vez estabelecido o mercado livre, é possível obter lucros com o comércio entre os países. Portanto, entendemos que o liberalismo pode justificar a ordem burguesa, mas também pode promover o desenvolvimento econômico do país e gerar empregos e renda para outras classes sociais.

c) Adam Smith rechaça esta ideia e explica que a riqueza de um país reside na habilidade de produzir bens. Para isso, deverá ter cidadãos capacitados e um Estado que não seja interventor defendia a liberdade contratual entre patrões e empregados, a propriedade privada e que o Estado não interferisse na economia.

Explicação:

Perguntas interessantes