"[O filósofo alemão Georg Hegel (1770-1831) é uma] importante referência iluminista que constrói uma nova perspectiva histórica na medida em que afirma que o trabalho é o elemento fundamental do processo histórico. [...] Foi com a leitura de Hegel que [o também filósofo alemão Karl] Marx (1818-1883) se apropriou de um de seus conceitos fundamentais: a dialética."
(BOECHAT, Andreia Moreira da Fonseca et al. História do pensamento político e econômico. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018. pp. 64;151.)
Considerando o texto e seus conhecimentos teóricos, analise as proposições a seguir e sua relação entre elas:
I) Na compreensão dos fenômenos históricos, Hegel destaca que o motor da história é a contradição, que passa por três momentos: a tese (afirmação), a antítese (negação) e a síntese (negação da negação), mas, aqui, Karl Marx se distancia de Hegel.
PORQUE
II) Na dialética marxista, as contradições sociais deixam de ser naturalizadas, sendo este fenômeno especialmente presentes nas classes sociais, os sujeitos, protagonistas e antagonistas da história, aquilo que se chamaria em outros momentos, como o 'motor da história'.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, sendo que a II justifica a I.
b)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
c)
A asserção I é uma proposição verdadeira e II é uma proposição falsa.
d)
A asserção I é uma proposição falsa e II é uma proposição verdadeira.
e)
As asserções I e II são proposições falsas.
sheilasenna1:
Alguém sabe a resposa
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
I é verdadeira. Embora ambos os autores empreguem o método dialético, enquanto Hegel o faz concebendo como uma espécie de "manifestação do Absoluto", Marx o faz de forma crítica.
II é verdadeira. Enquanto que para Hegel as contradições são quase que a priori, e inevitáveis, para Marx elas são socialmente produzidas e só são necessárias dentro de um sistema social que não é necessário, de modo que poderiam ser superadas e um novo mundo construído. Ambos concebem diferentes coisas como "motores" da história.
É correta a alternativa A.
Perguntas interessantes