O Estigma associado as pessoas com depressão??
Soluções para a tarefa
Resposta:
O estigma pode ser definido como a identificação que um grupo social faz de uma pessoa, devido a algum problema físico, comportamental ou social concebido como diferente e pela intolerância a esse comportamento.
Em relação à opinião dos participantes sobre o estigma social, os tópicos mais citados foram: desconhecimento e falta de informação sobre a depressão na população; falta de empatia; ignorância e a existência de preconceito e julgamento sobre as pessoas com esse transtorno.
O estigma associado à doença mental é dos mais importantes e difíceis obstáculos para a recuperação e reabilitação do indivíduo; afeta negativamente o tratamento; nega oportunidade de trabalho; impede a autonomia e a realização de objetivos de vida. É capaz de prejudicar a qualidade de vida, inclusive da família e da equipe de saúde que lida com as doenças psiquiátricas. A discriminação pode ser tão incapacitante quanto a própria doença. Além disso, viver em ambiente estigmatizante frequentemente acarreta o autoestigma, que junto com o estigma são dois obstáculos fundamentais à integração social e à vida plena em sociedade. O combate ao estigma é primordial para que o portador de doença mental viva de forma independente e autônoma, tenha oportunidades de trabalho, persiga suas metas e usufrua de oportunidades com dignidade e plena inserção social.