O Ensino Médio é a última etapa da Educação Básica, atendendo a adolescentes e jovens. Nessa etapa, é previsto um ensino interdisciplinar, com aplicação de termos e conceitos complexos, buscando unir a teoria à prática como ferramenta de construção da cidadania e do pensamento crítico. Além disso, propostas como a construção colaborativa do conhecimento e o diálogo entre o professor e os alunos são muito importantes.
Quando se aborda especificamente a Educação Física, é esperado que ela também atue nessas características procedimentais, buscando atender às competências específicas para a área de linguagens do Ensino Médio, que engloba a Educação Física.
Ciente disso, imagine o seguinte cenário:
Buscando desenvolver a competência exposta, elabore e apresente uma proposta (que pode ser de uma ou mais aulas) sob a ótica dos conhecimentos acerca das bases legais e pedagógicas que atuam sob o Ensino Médio.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Para desenvolver a competência exposta, inicialmente, pode-se começar a aula propondo que os estudantes se separem em pequenos grupos de três ou quatro integrantes; em seguida, pedir para que eles desenhem, em um pedaço de papel pardo, um corpo humano bem detalhado.
A partir desses desenhos (representações), o professor pode começar um debate, baseado, por exemplo, nas seguintes reflexões:
* O corpo que vocês desenharam lhes representa?
* Quais são as características que todos os corpos desenhados têm em comum? Por quê?
* No que os corpos desenhados se diferem?
* Os corpos desenhados englobam todas as diversidade culturais que existem no País?
Posteriormente a esse debate, os estudantes devem criar outros desenhos, levando em consideração a reflexão. Após a confecção dessas novas versões, é interessante refazer a construção dos questionamentos, buscando entender como o corpo foi ressignificado.