O ensaio de cisalhamento direto foi desenvolvido basicamente para a determinação da resistência ao corte de um corpo de prova de solo, de forma prismática e seção quadrada ou circular e de pequena espessura. Este ensaio é mais aplicado ao estudo da resistência ao cisalhamento de solos com estratificações definidas, ou quando se quer avaliar a resistência entre contatos de diferentes materiais.
Em relação ao ensaio de cisalhamento direto considere a tabela 1 a seguir:
Tabela 1 - Ensaio de cisalhamento direto
Coluna I Coluna II
A - Ensaio na presença de água. 1 - As pressões intersticiais são nulas durante a aplicação do esforço cortante, utilizando pedras porosas na base e topo da amostra dentro da caixa de cisalhamento.
B - Ensaio permitindo que a amostra sofra drenagem durante um carregamento vertical. 2 - Ao aplicarmos o esforço cisalhante as pressões intersticiais sejam nulas inicialmente, mas presentes durante a aplicação do esforço cisalhante.
C - Ensaio permitindo a drenagem da amostra durante todo o ensaio. 3 - O ensaio pode ser sem drenagem, sem escape de água da amostra mesmo durante a aplicação da carga vertical (adensamento) e do esforço cisalhante.
Assinale a alternativa que relaciona corretamente a coluna I com a II.
Escolha uma:
a. A-3; B-2; C-1.
b. A-2; B-3; C-1.
c. A-2; B-1; C-3.
d. A-1; B-2; C-3.
e. A-1; B-3; C-2.
Soluções para a tarefa
Respondido por
91
a resposta certa é A-3 / B-2 / C-1
Respondido por
32
Resposta:
Resposta; A-3 / B-2 / C-1
Explicação:
Perguntas interessantes