O dispositivo DR é um tipo de interruptor que detecta a fuga de corrente à terra e desliga o circuito antes que uma pessoa sofra o efeito do choque elétrico ou que um curto-circuito cause superaquecimento nos condutores e cause incêndio. Isso é feito pelo DR verificando se toda a corrente do condutor de alimentação retorna pelo outro condutor.
O dispositivo DR pode ser de dois tipos: Disjuntor Diferencial Residual (DDR), que é constituído por um disjuntor termomagnético (que protege os condutores contra sobrecarga e curto-circuito) e o dispositivo diferencial residual (que protege as pessoas contra choques), ou Interruptor Diferencial Residual (IDR), constituído por um interruptor (que liga e desliga manualmente o circuito) e o dispositivo diferencial residual (que protege as pessoas contra choques).
Fonte: CRUZ, Eduardo Cesar Alves; ANICETO, Larry Aparecido. Instalações elétricas: fundamentos, prática e projetos em instalações residenciais e comerciais. Ed. Érica, 2011.
Um engenheiro está desenvolvendo um projeto e pretende utilizar um dispositivo DR para proteção geral da instalação elétrica de uma residência, cujo fornecimento de energia é bifásico com neutro. O intuito do engenheiro é proteger a instalação contra incêndio e também proteger as pessoas contra o contato direto com as partes "vivas".
Tomando como referências as informações disponíveis, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) O dispositivo DR utilizado deve ser bipolar.
( ) A corrente nominal residual do dispositivo DR deve ser de 300 mA.
( ) Na ocorrência de fuga à terra em qualquer circuito, toda a instalação será desenergizada.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Soluções para a tarefa
Respondido por
37
Resposta:
F – F – V. Correto
Explicação passo-a-passo:
Usuário anônimo:
Correto!!! Obigada!!
Respondido por
13
Resposta:
F-F-V Corrigido pelo AVA
Explicação passo-a-passo:
Perguntas interessantes
Física,
9 meses atrás
Artes,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás