O Decreto 5626/2005 em seu capítulo I, Art. 2º aponta um marco na história dos surdos e deficientes auditivos (D.A) no Brasil. Este Decreto define termos politicamente corretos e dá aos sujeitos que não ouvem o direito de se definirem, social e culturalmente. Com base no Decreto, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as Falsas:
Soluções para a tarefa
Olá!
Parece que você esqueceu as alternativas.
I Devido à diferença linguística, é recomendável que o aluno surdo esteja com outros surdos em turmas comuns na escola regular.
II O intérprete deve exercer sua profissão com rigor técnico, zelando pelos valores éticos a ela inerentes, pelo respeito à pessoa humana e à cultura do surdo.
III São denominadas escolas ou classes de educação bilíngue aquelas em que a LIBRAS e a língua portuguesa oral são línguas de instrução utilizadas no desenvolvimento de todo o processo educativo.
Agora podemos responder corretamente.
Apenas I e II estão corretas.
Bem, o decreto 5626/2005 em seu inciso primeiro do Artigo 22 que dialoga sobre as instituições federais de ensino, notamos que as escolas bilíngues são denominadas aquelas que possuem o ensino de LIBRAS e a modalidade escrita da língua portuguesa, não apenas sua modalidade oral como apresentado no exposto.
Além disso, essa forma busca utilizar o desenvolvimento do processo educativo como um todo a partir da instrução dos diversos níveis de aprendizagem.
Valeu!
( ) O termo SURDO remete a um posicionamento político e de respeito ao sujeito como ser social
( ) Os termos SURDO e DEFICIENTE AUDITIVO, estão corretos e podem ser usados
( ) Tanto o SURDO como o termo DEFICIENTE AUDITIVO apresentam perda auditiva aferida por audiograma (exame)
( ) DEFICIENTES AUDITIVOS são sujeitos que se definem pelo uso da Língua e cultura surda
( ) Surdos tem perda auditiva, interagem com o mundo por meio de experiências visuais e tem a Língua de sinais como principal marcador cultural
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. V-V-V-F-V
b. F-V-F-F-F
c. F-V-V-F-V
d. F-V-F-V-F
e. F-V-V-V-F
A resposta correta é: V-V-V-F-V.