Saúde, perguntado por pellesimports, 5 meses atrás

O daltonismo é um distúrbio causado por mutações em genes situados na parte não homóloga do cromossomo X, determinando, assim, uma herança ligada ao sexo ou herança ligada ao cromossomo X. O indivíduo portador desse distúrbio pode apresentar uma alteração na sua percepção de algumas cores, principalmente o verde e o vermelho.
A visão em cores é determinada pela presença de pigmentos nas células da retina denominados de cones. A ausência de alguns cones pode afetar a percepção de algumas cores. No daltonismo, uma mutação em um alelo no cromossomo X afeta a produção de cones para a cor verde ou causa a total ausência deles.

Disponível em: . Acesso em 07 fev. 2022.

Levando em consideração o exposto no texto, analise as assertivas abaixo e a relação proposta entre elas:

I. Como o daltonismo é uma herança ligada ao sexo, essa condição é transmitida a descendentes do sexo biológico masculino apenas pelo pai.

PORQUE

II. O sexo masculino, ao produzir espermatozoides, é responsável por enviar o cromossomo sexual X a seus descentes via gametas.

Sobre as asserções, responda o que for correto:

Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.


Mi79: pág 235 do livro unicesumar

Soluções para a tarefa

Respondido por gabrielbtsoz836c
12

Resposta:

alternativa E

Explicação:

PRINCIPALMENTE A MÃE.

VIA ÓVULOS.

Respondido por tecnicovdc
0

Resposta:

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Explicação:

Dos 23 pares de cromossomos humanos, um par está ligado ao sexo. Um cromossomo X e outro Y definem o sexo masculino (XY) e dois cromossomos X o sexo feminino (XX).

Um indivíduo do sexo feminino precisa herdar dos pais os dois cromossomos Xd para ser daltônico. Porém, ele pode herdar um cromossomo Xd e outro XD, tornando-se portador e podendo transmiti-lo aos filhos, mesmo sem apresentar a anomalia.

Assim, a probabilidade de uma mulher normal portadora transmitir a doença a um filho do sexo masculino é de 50%. Se o filho for do sexo feminino, é preciso que o pai também seja daltônico para que ele herde a anomalia.

Se a mãe for daltônica e tiver um filho do sexo masculino, a probabilidade dele também ser é de 100%, pois ela, sendo XdXd, irá sempre transmitir o gene ao filho, que, neste caso, será sempre ser XdY. Uma filha só terá daltonismo se o pai também tiver. Caso contrário, será apenas portadora (XDXd).

Para os homens, basta herdar apenas um cromossomo Xd (da mãe) para manifestar o daltonismo, uma vez que só possuem um cromossomo X. Um homem será sempre normal ou portador e jamais será normal portador.

Se o homem for daltônico e tiver uma filha, ela recebeu o seu cromossomo Xd e será portadora ou daltônica, de acordo com o cromossomo que herdou da mãe (Xd ou XD). Neste caso, filhos do sexo masculino nunca serão daltônicos, pois só recebem do pai o cromossomo Y.

Perguntas interessantes