O conteúdo de proteína de um alimento é determinado a partir de um elemento (por exemplo, carbono ou nitrogênio) ou constituinte (por exemplo, aminoácidos ou ligações peptídicas) das proteínas. As análises de proteínas a partir da determinação de carbono (C) apresentam maior facilidade na digestão do que para o nitrogênio (N) e erros menores nos resultados, pois há mais Carbono do que Nitrogênio nos componentes dos alimentos. Há maior dificuldade em separar os carbonos pertencentes a outros componentes (como os dos lipídios) dos que pertencem ás proteínas.
Sobre o método de Kjeldahl, podemos afirmar:
I. Este método quantifica primeiramente o nitrogênio total encontrado, o qual precisa ser convertido em proteína, a partir da utilização de um fator. O fator geral é 6,25.
II. Este método, idealizado em 1883, tem sofrido diversas modificações e adaptações, porém sempre se baseia em três etapas: digestão, destilação e titulação.
III. É um método oficial para determinação de proteínas, adotado pela Association of Official Analytical Chemists (AOAC) e também é indicado como metodologia na legislação brasileira para carnes e derivados.
IV. A principal vantagem deste método é : aplicabilidade a todos os tipos de alimentos, porém, é caro, utiliza-se de muitos materiais para sua realização, possui baixa precisão e não dosa nitrogênio orgânico total.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:
Escolha uma:
a. Apenas III está correta.
b. I, II, III e IV estão corretas.
c. Apenas I está correta.
d. Apenas I, II e III estão corretas. (correta)
e. Apenas IV está correta.
Soluções para a tarefa
Respondido por
14
d. Apenas I, II e III estão corretas. (correta)
Respondido por
10
d. Apenas I, II e III estão corretas.
Perguntas interessantes
Filosofia,
10 meses atrás
Sociologia,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Química,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás
Administração,
1 ano atrás