"O consumo de fibras alimentares, sobretudo fibras solúveis, diminui os níveis de colesterol plasmático. Elas ligam-se a sais biliares, aumentando a sua excreção. Os sais biliares perdidos nas fezes são repostos a partir do colesterol, o que diminui o teor de colesterol circulante. Além disso, a fermentação das fibras pelas bactérias intestinais produz ácidos graxos de cadeia curta que parecem inibir a síntese de colesterol no fígado."
MARZZOCO, Anita Marzzoco; TORRES, Bayardo B. Bioquímica Básica.Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007. p. 249. Adaptado.
a) Por que pode ser benéfico o consumo de um alimento que contribua para a redução do colesterol circulante? Além da ingestão de fibras, de que outra maneira pode-se reduzir o colesterol circulante?
b) Qual a função dos sais biliares na digestão dos alimentos?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A) Porque a elevação dos colesteróis prejudiciais, em especial o LDL atua obstruindo vasos sanguíneos como as artérias coronárias (do coração) podendo causar infarto do miocárdio, aterosclerose cerebral podendo produzir um acidente vascular cerebral (AVC - popularmente conhecido como derrame cerebral), aumento da pressão arterial, entre outros prejuízos. Outras maneiras além da ingestão de fibras alimentares para diminuir o colesterol LDL são reduzir a ingestão de alimentos fritos e ricos em colesterol/gordura e a pratica regular de exercícios físicos. Está comprovado que a prática de exercícios físicos regulares podem transformar o colesterol ruim (LDL) em colesterol bom (HDL), que é utilizado por exemplo para a produção de hormônios, e o HDL combate alguns danos causados pelo LDL.
B) Saponificar (transformar em sabão mesmo) as gorduras para que estas, junto com a lipase pancreática sejam digeridas a tamanhos que possam ser absorvidas pelo intestino delgado.
Explicação:
Fonte: livros e estudos de endocrinologia, fisiologia humana (em especial o Guyton - Tratado de Fisiologia Médica) e gastrenterologia há décadas.
a) O consumo de alimentos que contribuam para a redução do colesterol circulante é benéfico porque reduz os riscos de eventos cardiovasculares causados por aterosclerose, por exemplo, a qual é causada pela deposição de lipídeo no endotélio vascular. É possível reduzir o colesterol circulante também mantendo uma boa alimentação, sem exagerar no consumo de lipídeos, ovos ou carne vermelha, por exemplo.
b) A função dos sais biliares consiste na emulsificação da gordura, facilitando que os lipídeos sejam quebrados e absorvidos pelo trato gastrointestinal.
Colesterol e sais biliares
O colesterol consiste em uma molécula fundamental para o corpo humano, estando presente inclusive na membrana celular das células. Entretanto, quando há altos níveis de colesterol circulante no sangue, é possível que se desenvolva aterosclerose, que consiste na deposição de colesterol na parede dos vasos.
Com isso, aumenta-se a chance de ocorrência de infartos do miocárdio, por exemplo, além de quadros de angina. Nesse sentido, o consumo de fibras, bem como alimentação saudável, sem exageros, é fundamental para evitar essas condições.
Outra questão sobre colesterol:
https://brainly.com.br/tarefa/22716516
#SPJ2