O conflito intrapessoal diz respeito a uma dúvida ou indecisão interna à pessoa, como ir/não ir, fazer/não fazer, falar/não falar, comprar/não comprar, vender/não vender, casar/não casar, sair do emprego ou não, etc. Mas o conflito também, pode ser interpessoal, como briga entre vizinhos, separação de casal, guerra, desentendimento entre aluno e professor ou entre patrão e empregado, entre muitos outros. Em casos mais extremos, os conflitos intrapessoais precisam inclusive de intervenção de um profissional especialista, como psicólogo, psiquiatra, coach, etc,. No contexto que estamos trabalhando, nos atentaremos aos conflitos interpessoais, porque estão ligados à vida corporativa, influenciando colegas de trabalho, gestores, fornecedores, clientes. e sindicatos, por exemplo. Esses conflitos podem trazer grandes prejuízos às empresas e torná-las um ambiente hostil para trabalhar. Nesse fórum vamos realizar algumas reflexões: Você já teve alguma grande dúvida sobre o que fazer? Sobre escolher um emprego, um(a) namorado(a), uma oportunidade de viagem, uma escolha de carreira? E como você resolveu esse conflito? Contar para alguém foi uma boa escolha? Você recorreu a um amigo ou um especialista? Dívida conosco um conflito e a solução ou negociação que você escolheu para o desfecho...comente no fórum também os conflitos e as soluções de seus colegas (eles também vão comentar as suas postagens)! Vamos começar? Um grande abraçol Prof Nádia Brunetta
Soluções para a tarefa
O conflito interpessoal no mundo corporativo pode prejudicar o ambiente de trabalho e gerar um desconforto nos colaboradores e até mesmo desalinhar os objetivos, metas e foco necessários ao bom desempenho das variadas funções dos colaboradores.
Conflito interpessoal corporativo
No ambiente corporativo é comum ocorrer conflitos interpessoais, pois os colaboradores são seres humanos com suas potencialidades e fragilidades.
A empresa necessita de uma cultura organizacional, para que os colaboradores saibam como é a hierarquia da empresa e assim sejam estabelecidos limites.
Os líderes ou gestores devem ficar atentos para quaisquer conflitos que possam surgir e realizar uma tratativa, e também podem evitar os conflitos interpessoais realizando sempre feedbacks com sua equipe de colaboradores, e estes podem se posicionar perante todos os procedimentos corporativos.
Deve-se identificar os problemas da organização que possam gerar os conflitos interpessoais e após analisar tentar minimizar através do diálogo franco e individual, assim evitando qualquer constrangimento no colaborador. Sempre que possível sinalizar aos colaboradores seus pontos positivos, gerando a sensação de reconhecimento.
Outro ponto interessante são reuniões com os colaboradores logo após os primeiros sinais de possível conflito interpessoal.
No cotidiano de um bom gestor ou líder possui a capacidade de lidar e solucionar problemas é primordial, e essa competência vai sendo aprimorada a cada dia.
Enfim, toda a equipe de colaboradores e os gestores devem entender a importância do trabalho em equipe, de lidar com as adversidades do dia a dia e tentar contornar as situações difíceis para evitar os conflitos interpessoais que possam prejudicar a corporação.
Saiba mais sobre Conflito interpessoal corporativo em: https://brainly.com.br/tarefa/48082289
#SPJ1
Há dez anos, vivenciei um momento de conflito interpessoal no jornal onde eu trabalhava. Pela primeira vez, recebi um cargo de chefia e passei a liderar uma equipe com quatro repórteres inexperientes. Qualquer correção que eu, como editora, realizasse nos textos delas era motivo para que elas pensassem que eu as queria demitir. Com isso, a relação interpessoal ficou tensa.
O desfecho para o conflito ocorreu da melhor forma: com muita conversa com as repórteres e muitas explicações de ambas as partes. Elas explicaram suas inseguranças e eu expliquei que só estava fazendo o meu trabalho, corrigindo-as. Não havia porque pensar em demissão de qualquer uma delas. Lembro que pedi ajuda ao editor-chefe do jornal, o que foi de grande valia.
O que são conflitos interpessoais?
Quando lemos a palavra “conflito”, já vêm à mente as ideias de “ausência de concordância”, “choque”, “briga” e, até mesmo, em uma escala mais dramática, “guerra”. Conflitos intrapessoais (da pessoa com ela mesma) e interpessoais (da pessoa com outra pessoa ou outras pessoas) são responsáveis por momentos tensos. Eles requerem reflexão, para tomadas de decisão sensatas.
No ambiente de trabalho, costumam ocorrer conflitos interpessoais, pois estão em jogo os comportamentos, personalidades e ideias de várias pessoas, cada uma da sua maneira.
O melhor modo de se enfrentar qualquer conflito interpessoal é deixando as partes exporem seus pontos de vista. Depois disso feito, é preciso chegar a uma decisão sensata, que, de preferência, seja uma solução “no meio do caminho” para as pessoas envolvidas. Em outras palavras, é preciso chegar a uma solução que, preferencialmente, entenda as partes do conflito e contemple ambas.
Aprenda mais sobre conflito interpessoal em: https://brainly.com.br/tarefa/25911679
#SPJ2