História, perguntado por felipedouglas9844, 3 meses atrás

"O conceito de cidadania, como entendemos hoje, nem sempre foi o mesmo. Aristóteles, em seu livro Política, afirmou que o homem é um animal social e, para o desenvolvimento de sua personalidade, ele precisa participar dos assuntos da polis. Com isso, o estudioso apontou para a necessidade de cidadania do homem. Depois de Aristóteles, várias definições surgiram sobre o conceito de cidadania. Os gregos compreendiam a cidadania como o gozo do direito de compartilhar e participar da vida política e judicial. A cidadania dos romanos garantiu o direito de votar, a elegibilidade para cargos públicos, de casamento etc. " MULLER, Francieli Prado. Educação, direitos humanos e cidadania. Maringá: Unicesumar, p. 42, 2022. Nas sociedades contemporâneas nota-se que a cidadania está relacionada com questões sobre liberdade individual, participação política e sobre os direitos de propriedade, com o objetivo de promover ao indivíduo uma vida estável e segura, ou seja, o bem-estar social. Desta forma, analise as asserções abaixo e a relação proposta entre elas: I) O conceito de cidadania é estável e fixo, sendo definido por meio de direitos civis no século XVIII, político no século XIX e social no século XX. Por isso, o cidadão deve ter consciência desses direitos e buscar se adaptar a eles, para que tenha segurança e bem-estar social. PORQUE II) O Estado deve garantir os direitos civis, políticos e sociais, e assim promover os direitos à vida, à liberdade e à igualdade aos cidadãos, protegendo-os contra a violação desses direitos, mesmo que o Estado, em certos casos, cometa o ato de ignorá-los

Soluções para a tarefa

Respondido por JLFagundez
0

Em relação à busca por direitos civis na Revolução Francesa, temos que ela destacou a necessidade do ser humano pela cidadania. Alternativa 2: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Cidadania

A cidadania representa um conjunto de direitos que dão a uma pessoa a oportunidade de participar ativamente da vida pública e do governo. As pessoas sem esse direito são marginalizadas ou excluídas da vida social e da tomada de decisões.

O papel da cidadania leva em consideração os direitos e obrigações dos cidadãos, sejam eles cívicos, políticos ou sociais, por meio de sua participação ativa nas diversas esferas da sociedade relacionadas à construção de uma sociedade democrática.

Alternativas:

Alternativa 1: As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3: A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4: A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5: As asserções I e II são proposições falsas.

Leia mais sobre Cidadania em: brainly.com.br/tarefa/30507547

#SPJ4

Perguntas interessantes