Geografia, perguntado por ts4917658, 11 meses atrás

O clima é o elemento natural que mais interfere nas formações vegetais. Explique por que.

Soluções para a tarefa

Respondido por jardeniaprazeres
6

O clima atua como um fator de seleção natural das plantas que sobrevivem a ele (agindo como uma seleção natural) e tbm interfere na adaptação da planta. Alguma adaptações podem ser citadas como a cutícula que reveste as folhas grossas da vegetação do cerrado, a reserva de água nos cactos da caatinga, reserva de alimento (aminoácidos) na batata inglesa, influencia tbm na profundidade da raiz, mantendo a planta viva mesmo em períodos secos, favorecendo o rebrotamento quando incidência de chuvas. Essas alterações sofridas pela planta como o decorrer de muitos anos é passada para o material genético.

Espero ter ajudado!

? · 7 anos atrás

2 Aprovado 0 Reprovado Denunciar abuso Comentário

Classificação do autor da pergunta 5 de 5

Cobra

Melhor resposta :

o ** é filtrado pela ***** que sai do filho da **** do ******* *****

Cobra · 2 anos atrás

1 Aprovado 0 Reprovado Denunciar abuso Comentário

Joseph Newton

As formações vegetais são associações específicas de vegetais que se desenvolvem de acordo com o tipo de clima, relevo e solo do local em que se situam. A influência do clima é, sem dúvida, a de maior relevância, havendo uma relação entre formação vegetal e a região climática característica. De acordo com a estratificação ou o porte (tamanho) predominante na paisagem, as formações vegetais podem ser: arbóreas ou florestais, arbustivas, herbáceas ou campestres e complexas - neste último caso, reúnem espécimes de porte variado, geralmente situadas em áreas alagadas, desertos e junto ao litoral. As paisagens vegetais naturais acompanham o clima, que proporcionam a temperatura, a luminosidade e a umidade adequadas para o desenvolvimento de determinados tipos de cobertura vegetal e determinada área de influência deste clima.

Como exemplo temos a vegetação das florestas de clima equatorial. Esse clima caracteriza-se pela baixa amplitude térmica e pelas chuvas de convecção, uma vez que as elevadas temperaturas das regiões equatoriais provocam um processo contínuo de evapotranspiração, ascensão do ar úmido, resfriamento nas altitudes mais elevadas, condensação e precipitação. Essas características, entre outros fatores, favorecem o desenvolvimento de uma vegetação florestal bastante densa, com árvores que chegam a atingir mais de 60 metros de altura. Também são abundantes os espécimes de porte intermediário (com cerca de 20 a 30 metros de altura).

Assim, o clima estabelece influência direta na constituição de um bioma (domínio morfoclimático) e de sua fisionomia (formação vegetal).

Quanto a primeira resposta, abro espaço para dizer que houve confusão entre clima e tempo. O tempo é o estado momentâneo da atmosfera em certo local (logo, certo dia o tempo está quente, e no outro pode estar chuvoso). O clima é o conjunto de variações nas condições do tempo, em determinada região, durante um longo período (30 anos, aproximadamente). Para determinar o clima de um local, é necessário analisar os fenômenos atmosféricos. Não estou dizendo que tempo e clima são termos isolados, pelo contrário, esses se interrelacionam, mas o tempo varia com bastante frequência dentro do clima.

A atuação das águas pluviais (chuva) costuma ser intensa nas regiões de climas temperados (com grande amplitude térmica e invernos rigorosos) e tropicais (alternância entre inverno seco e verão úmido). Neste caso, é comum nas áreas com relevo em declive formarem-se as enxurradas que, dependendo da intensidade das chuvas e, principalmente, de sua duração, podem causar deslizamentos de terra em encostas, particularmente naquelas onde a vegetação foi retirada. Logo, não é a vegetação que causa intemperismo (erosão), mas sim, a sua ausência.

A vegetação também não morre com o calor dependendo das condições apresentadas, pois esta, se adapta ao clima, logo, somente em casos de alteração das condições climáticas do local é que ocorre esse processo. Como exemplo, tenhamos uma araucária angustifolia, que está adaptada a um clima temperado ou de grande pluviosidade. Se a retiramos de sua área climática e a colocamos em um clima tropical, no cerrado por exemplo, ela com certeza irá morrer, mas isso porque não estava adaptada à baixa quantidade de chuvas e à alta temperatura.

Espero ter ajudado ;D

Fonte(s):

Território e sociedade no mundo globalizado : geografia geral e do Brasil : volume único / Elian Alabi Lucci, Anselmo Lazaro Branco, Cláudio Mendonça. --- 1. ed. --- São Paulo : Saraiva, 2010.

Joseph Newton · 7 anos atrás

1 Aprovado 0 Reprovado Denunciar abuso Comentário

Jonas

gente eu persiso de resposta da vejetação do clima para o trabalho de geografia vale 100 ponto presisa entregar 02/07/15.

Jonas · 3 anos atrás

0 Aprovado 0 Reprovado Denunciar abuso Comentário

Se o clima estar muito chuvoso,a vegetação pode fazer uma erosão.

Se o clima for muito quente,a vegetação morre.


Perguntas interessantes