O Ciclo do Ouro no Brasil português durante o século XVIII possibilitou a dinamização do espaço urbano colonial, tanto no território mineiro como em outras regiões da colônia lusa. Este crescimento econômico produziu alterações significativas nas vilas e cidades da colônia portuguesa. Sobre o contexto, assinale a alternativa correta. Alternativas Alternativa 1: Até a descoberta de ouro na região das Gerais, o Rio de Janeiro era uma cidade tipicamente humilde e sem muitos atrativos. Entretanto, com a exploração das jazidas auríferas, a cidade teve um crescimento significante, porém acompanhado de problemas urbanos - sobretudo ligados a escassez de higiene nos espaços públicos. Alternativa 2: A cidade de Salvador foi a capital da colônia até 1780, quando a sede política e administrativa colonial foi transferida para o Rio de Janeiro. O período aurífero foi importante para a cidade de Salvador, pois financiou as obras arquitetônicas citadinas, tais como: os grandes espaços oficiais, as igrejas e as residências dos homens abastados. Alternativa 3: Em São Paulo, as transformações urbanas foram sutis. Não houve mudanças significativas no cenário urbano. Esta característica peculiar pode ser compreendida com a herança pobre e agrária que a cidade possuía e com a fuga populacional iniciada com as expedições bandeirantes e intensificada com a descoberta de ouro em Minas Gerais. Alternativa 4: Na cidade de Vila Rica, as transformações eram visíveis a todos os habitantes. O ouro extraído nas Minas era direcionado para a melhoria e modernização da cidade, que investia em grandes obras arquitetônicas, teatros e Universidades. O investimento possibilitou a formação acadêmica de muitos jovens que não tinham condições de realizar seus estudos em Coimbra. Alternativa 5: Em São Vicente e em outras cidades do complexo nordestino, as alterações urbanas neste período tiveram uma característica interessante. Com a intensificação da exploração aurífera, houve uma transferência maciça de escravos negros para a região mineradora, e os ofícios urbanos passaram a ser realizados por trabalhadores assalariados ou com o auxílio dos indígenas.
Soluções para a tarefa
Alternativa 1: Até a descoberta de ouro na região das Gerais, o Rio de Janeiro era uma cidade tipicamente humilde e sem muitos atrativos. Entretanto, com a exploração das jazidas auríferas, a cidade teve um crescimento significante, porém acompanhado de problemas urbanos - sobretudo ligados a escassez de higiene nos espaços públicos.
Correto. O Rio de Janeiro passou a se destacar em termos urbanísticos após a descoberta do Ouro na região de Minas Gerais.
Alternativa 2: A cidade de Salvador foi a capital da colônia até 1780, quando a sede política e administrativa colonial foi transferida para o Rio de Janeiro. O período aurífero foi importante para a cidade de Salvador, pois financiou as obras arquitetônicas citadinas, tais como: os grandes espaços oficiais, as igrejas e as residências dos homens abastados.
Falso. A região de Salvador foi muito beneficiada pela extração da Cana de Açúcar. O Ouro deu mais poder à região sudeste.
Alternativa 3: Em São Paulo, as transformações urbanas foram sutis. Não houve mudanças significativas no cenário urbano. Esta característica peculiar pode ser compreendida com a herança pobre e agrária que a cidade possuía e com a fuga populacional iniciada com as expedições bandeirantes e intensificada com a descoberta de ouro em Minas Gerais.
Falso. Boa parte da riqueza saída de Minas Gerais era direcionada à São Paulo, onde ficavam os familiares dos trabalhadores e boa parte da elite urbana da colônia.
Alternativa 4: Na cidade de Vila Rica, as transformações eram visíveis a todos os habitantes. O ouro extraído nas Minas era direcionado para a melhoria e modernização da cidade, que investia em grandes obras arquitetônicas, teatros e Universidades. O investimento possibilitou a formação acadêmica de muitos jovens que não tinham condições de realizar seus estudos em Coimbra.
Falso. O direcionamento das riquezas descobertas não era para favorecer os jovens pobres e sem condições.
Alternativa 5: Em São Vicente e em outras cidades do complexo nordestino, as alterações urbanas neste período tiveram uma característica interessante. Com a intensificação da exploração aurífera, houve uma transferência maciça de escravos negros para a região mineradora, e os ofícios urbanos passaram a ser realizados por trabalhadores assalariados ou com o auxílio dos indígenas.
Falso. São Vicente localiza-se na atual região do Estado de São Paulo, ou seja, não é no nordeste.
Até a descoberta de ouro na região das Gerais, o Rio de Janeiro era uma cidade tipicamente humilde e sem muitos atrativos. Entretanto, com a exploração das jazidas auríferas, a cidade teve um crescimento significante, porém acompanhado de problemas urbanos - sobretudo ligados a escassez de higiene nos espaços públicos