O capítulo 9 do livro da disciplina ressalta sobre os jogos matemáticos, destacando muitos exemplos do que pode ser trabalhado em matemática na sala de aula, de maneira bem dinâmica e participativa. A criação e a imaginação são elementos indispensáveis na matemática e nada melhor que o lúdico, os jogos, para transcender do real para o imaginário ou o contrário, do imaginário para o real. A criança e até mesmo os adolescentes, tem necessidade de recreação, diversão, entretenimento. Se o professor não proporciona momentos divertidos o aluno pode perder a vontade de aprender e desanimar-se com a disciplina. Sendo assim pesquise em sites da internet sobre um jogo matemático que você ache bem interessante para ser trabalhado em sala de aula, pode ser inclusive construído com materiais recicláveis. Destaque como confeccionar, qual o objetivo e como jogar com os alunos.
Soluções para a tarefa
Um jogo matemático que pode ser trabalhado em sala de aula é o bingo da tabuada.
Para confeccionar o jogo da tabuada, você pode digitar algumas operações de multiplicação no computador e imprimir. Ou na falta desses recursos, você pode escrever as multiplicações em papéis A4.
O próximo passo é recortar esses papéis e colocá-los em um saquinho para sortear as operações.
Também será preciso confeccionar as cartelas do bingo. As cartelas não precisam conter muitos números: 9 números já bastam.
Para marcar os números sorteados, pode ser utilizado grãos de feijão.
O objetivo desse jogo é fazer com que os alunos pratiquem a multiplicação. O ideal é que eles multipliquem os números sorteados e marquem na tabela recebida.
Para jogar com os alunos, cada um receberá uma cartela. A professora ou o professor será responsável por sortear as multiplicações.
Os alunos deverão realizar a multiplicação sorteada e verificar se o resultado está na cartela. Se estiver, colocar um feijão no número.
Ganha o aluno que preencher a tabela e gritar bingo.