O capitalismo é um sistema econômico e social baseado na propriedade privada e na acumulação de capital ele surgiu no século XV na passagem da idade média para a idade moderna a partir da declínio no sistema feudal e do nascimento de uma nova classe social a burguesia e é dividido em quatro?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O capitalismo é um sistema econômico e social baseado na propriedade privada e na acumulação de capital.
Surgiu no século XV, na passagem da Idade Média para a Idade Moderna, a partir da decadência do sistema feudal e do nascimento de uma nova classe social, a burguesia.
Resumo
O capitalismo surgiu na Europa Ocidental devido às mudanças ocorridas no sistema feudal. Com a centralização do poder nas mãos do rei e da ascensão da burguesia, a sociedade experimentou uma grande transformação.
Ocorreram diversas modificações no modo de produção, aumento da urbanização, no surgimento de novas técnicas de fabricação que permitiram o barateamento das mercadorias.
Ainda temos a melhoria das comunicações e dos meios de transporte que facilitaram a chegada desses produtos a territórios distantes.
Importante lembrar que o capitalismo, tal qual o conhecemos hoje, passou por diversas modificações, porém esteve sempre fundamentado no lucro.
Veja também: Burguesia
Definição
A palavra capital vem do latim capitale e significa "cabeça", no qual faz alusão às cabeças de gado, ou seja, uma das medidas de riqueza nos tempos antigos.
Pode relacionar-se também à cabeça em seu sentido racional, ou seja, a cabeça como parte superior do corpo que pensa e que comanda as demais partes.
Há, ainda, outra definição que faz referência à capital de um estado ou país, ou seja, à cidade onde se concentra a administração e direção dos negócios públicos.
Fases do Capitalismo
Podemos dizer que o capitalismo está dividido, historicamente, em três fases. São elas:
Capitalismo Comercial ou Mercantil (pré-capitalismo)
Capitalismo Industrial ou Industrialismo
Capitalismo Financeiro ou Monopolista
Explicação: