Química, perguntado por lauraartmann, 8 meses atrás

O cádmio, presente nas baterias, pode chegar ao solo quando esses materiais são descartados de maneira irregular meio ambiente ou quando são incinerados. Diferentemente da forma metálica, os íons Cd2+ são extremamente perigosos para o organismo, pois eles podem substituir íons Ca2", ocasionando uma doença degenerativa nos ossos, tornando-os muito porosos e causando dores intensas nas articulações. Podem ainda inibir enzimas ativadas pelo cátion Zn", que são extremamente importantes para o funcionamento dos rins. A figura mostra a variação do raio de alguns metais e seus respectivos cátios

Soluções para a tarefa

Respondido por andrepity
138

Resposta:

Possuir raio e carga relativamente próximos aos de íons metálicos que atuam nos processo biológicos, causando interferência nesses processos.

Explicação:

Possuir raio e carga relativamente próximos aos de íons metálicos que atuam nos processo biológicos, causando interferência nesses processos.

Respondido por nayanialvesr
35

A toxicidade do cádmio em sua forma iônica é consequência de esse elemento possuir raio e carga relativamente próximos aos de íons metálicos que atuam nos processos biológicos, causando interferência nesses processos. (Alternativa C)

O Cádmio é um elemento que quando sofre ionização, ou seja, quando se transforma em íon, seu raio atômico se torna 103pm e a sua carga fica +2. Para essa questão, é importante nos atentarmos ao enunciado que traz que os íons Cádmio (Cd^{2+}) podem substituir os íons Cálcio (Ca^{2+}\\) e inibir a ação dos íons Zinco (Zn^{2+}).

Para que essas ações de substituição e inibição possam ocorrer, os íons precisam ter uma similaridade de estrutura ou de carga. No caso do íon Cádmio, ele se assemelha com o íon Cálcio em relação ao raio atômico, ou seja, é capaz de ocupar o lugar do Cálcio em reações orgânicas.

Em relação aos íons Zinco, o Cádmio possui carga similar, de modo que esta característica vai levar a uma situação de competição por elétrons entre Zinco e Cádmio, visto que ambos possuem carga 2+. Assim, o Cádmio interfere na atuação do Zinco nos processos fisiológicos enzimáticos.

Aprenda mais sobre propriedades atômicas (periódicas) em: https://brainly.com.br/tarefa/24686591.

Anexos:
Perguntas interessantes