Geografia, perguntado por gabrielemg204, 10 meses atrás

O Brasil se destaca na economia industrial. Justifique.

Soluções para a tarefa

Respondido por Dreaaa
9

Como muitas grandes economias do mundo, o Brasil se sustenta em três principais pilares. A agricultura, responsável por cerca de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional; o setor industrial, responsável por cerca de 25% do PIB; e o setor terciário, que engloba comércio e serviços. A grande extensão territorial do Brasil proporciona possibilidades para a execução de várias atividades econômicas. Além da existência de riquezas minerais, a sua grande extensão territorial pode ser destinada à atividade agropecuária.

Das maiores indústrias brasileiras em valores de vendas, destacam-se as dos setores de energia, mineração, química, automotiva e de bens de consumo, como dos segmentos alimentícios e de bebida.

Figurando sempre entre as primeiras posições nos rankings de produção, volume de vendas e presença no mercado, estão as grandes estatais, como Petrobras e Vale; as processadoras de aço e minério de ferro e as gigantes montadoras automotivas multinacionais. Mas outros setores como a produção de máquinas, têxteis e vestuário, químicos e fertilizantes, eletroeletrônicos e equipamentos de telecomunicação também fazem parte da composição de uma indústria diversificada e de forte presença nas importações e exportações.

Por ser uma atividade que gera milhares de empregos, as regiões mais industrializadas do Brasil são mais desenvolvidas em diversos outros aspectos. Nas regiões Sul e Sudeste, a indústria é uma das principais atividades, apesar de atuar em segmentos diversificados. No Sul, predominam indústrias próximas a áreas de produção de matérias-primas. Grandes laticínios e frigoríficos, por exemplo, surgem em regiões onde a pecuária também é forte.  Na região também existe um número alto de indústrias de médio e pequeno porte em diversas cidades no interior dos três estados. Predominam os trabalhos de transformação, ligados à pecuária e à agricultura.

O Sudeste — São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo — concentra a maior parte da população brasileira. Nesta região, a produção industrial é diversificada e possui índices altos de exportação e de demanda por energia elétrica. O estado de São Paulo, por exemplo, é o maior parque industrial da América do Sul.

A concentração de 80% da extração mineral e produção de sal fica no Nordeste. Enquanto a agricultura predomina a maior parte desta região, diferentemente do Sul, o setor não está tão ligado ao agronegócio, o que faz com que os estados do Nordeste mandem muito de sua matéria-prima explorada e refinada para outras regiões do país e para o exterior.

As regiões Norte e Centro-Oeste do país praticamente não possuem uma economia industrial bem estabelecida. A exceção fica por conta de algumas grandes indústrias isoladas na Zona Franca de Manaus. Mas por ser um local de difícil acessibilidade do ponto de vista logístico, o desenvolvimento não se expandiu.

Tá meio grande mas espero ter ajudado, bons estudos! :)

Perguntas interessantes