O Brasil é um país em que as pessoas marcadamente se declaram cristãs (católicas ou protestantes). Todavia, nossa nação é também território de homens e mulheres que se declaram budistas, muçulmanos, judeus, espíritas e praticantes do candomblé e da umbanda. Sobre essas duas últimas tradições religiosas, considere as afirmativas a seguir:
I. O candomblé foi introduzido no Brasil no início da colonização portuguesa, com a chegada dos escravos africanos que o praticavam. É uma das primeiras bases da história religiosa brasileira.
II. Atualmente, a umbanda e o candomblé praticados no Brasil são práticas religiosas homogeneamente africanas, pois suas especificidades doutrinárias as afastaram da influência de outras práticas e crenças espirituais.
III. O candomblé e a umbanda praticados no Brasil são religiões chamadas de "sincréticas", isto é, crenças que se instituíram pela mistura com elementos do cristianismo católico, das religiões indígenas e, no caso específico da umbanda, também do espiritismo.
IV. A umbanda e o candomblé são práticas religiosas bastante recentes no Brasil. Posto que somos um país majoritariamente cristão, não se fazem tradições importantes para o entendimento da historicidade religiosa brasileira.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1
Explicação:
só a primeira ta certa
Resposta:
I e III estão corretas.
Explicação:
I - A questão está correta.O Candomblé é um culto origem africana trazida para o Brasil pelos escravos, oriundos de países como Nigéria e República do Benim, entre 1549 e 1888. Portanto está presente desde o início da colonização.
II - A questão está errada. Nem a umbanda nem o candomblé são práticas religiosas homogeneamente africanas, tendo em vista que as duas sofreram influências de outros credos (de matrizes indígenas e europeias, por exemplos).
III - A questão está correta. Como explicado na alternativa anterior, essas religiões sofreram influencias de outros credos. Sincretismo é a absorção de um sistema de crenças por outro.
IV - A questão está errada. Somos um país majoritariamente cristão sim, mas a umbanda e o candomblé (assim como diversas outras religiões) compõem a diversidade histórica e cultural do nosso povo. Logo, se fazem importantíssimas para o entendimento da historicidade religiosa brasileira.