Português, perguntado por pulista, 11 meses atrás

“O Brasil de hoje é herdeiro de uma sociedade colonial e imperial escravocrata, em que o negro ocupou fundamentalmente a posição de pessoa escravizada. O Brasil em 1888 foi o último país a abolir a escravidão nas Américas. Um abolicionismo incompleto, que não permitiu incluir o negro na ordem social capitalista (BASTIDE; FERNANDES, 2008).
A escravidão negra deixou marcas profundas de discriminação em nossa sociedade, inclusive escutamos insultos raciais atuais exigindo que negros e negras voltem ‘para a senzala’. Mas será que o racismo contra o negro brasileiro atualmente só existe por causa do ‘tempo do cativeiro’? Há pessoas racistas que nem sabem e nem mencionam esse contexto. Elas afirmam que não gostam de ‘negros’, tem raiva dos ‘pretos’ e que estes são ‘fedidos’, ‘sujos’ e ‘preguiçosos’. O racismo opera cotidianamente por meio de piadas, causos, ditos populares etc. Afinal de contas, temos uma variedade de expressões correntes na língua portuguesa recheadas de racismo contra os negros.”Disponível em: . Acesso em: 13 jun. 2016.
[image]
Disponível em: . Acesso em: 8 jun. 2016.Com base na leitura e nos seus conhecimentos, analise as afirmativas.
I- Os quadrinhos visam a criticar o fato de que as acusações de racismo têm se tornado cada vez mais frequentes.
II- Os quadrinhos ilustram o comportamento descrito no texto: as pessoas mantêm na linguagem seu preconceito.
III- O texto coloca, entre as raízes do preconceito racial, o sistema escravocrata, que imperou até o final do século XIX no Brasil.
IV- De acordo com o texto, a abolição da escravidão no Brasil, embora tardia, permitiu que os negros se integrassem completamente à sociedade capitalista.
É correto o que se afirma somente em:
a. II e III.
b. II e IV.
c. I e III.
d. I e II.
e. I e IV.

Soluções para a tarefa

Respondido por SANDRA35P
10

Resposta:

Alternativas D

Explicação:

Os quadrinhos menciona que apesar de que a escravidão tenha sido abolida (incompletamente) em 1988 , ainda há rastros de preconceitos. Diariamente, pessoas são insultadas só por causa da cor de sua pele e isso é mais comum do que imaginamos.

Espero ter ajudado!

Beijos!

Perguntas interessantes