Química, perguntado por marcosrsouza1, 7 meses atrás

O átomo é a menor partícula que identifica um elemento químico. Ele possui duas partes, a saber: uma delas é o núcleo, constituído por prótons e nêutrons, e a outra é a região externa – a eletrosfera-, por onde circulam os elétrons. Alguns experimentos permitiram a descoberta das características das partículas constituintes do átomo.Em relação a essas características, indique a alternativa correta. * 0 pontos a) prótons e elétrons possuem massas iguais e cargas elétricas de sinais opostos. b) entre as partículas atômicas, os elétrons têm maior massa e ocupam maior volume no átomo. c) entre as partículas atômicas, os prótons e os nêutrons têm maior massa e ocupam maior volume no átomo. d) entre as partículas atômicas, os prótons e os nêutrons têm mais massa, mas ocupam um volume muito pequeno em relação ao volume total do átomo. 2) Indique o número de prótons, nêutrons e elétrons que existem, respectivamente, no átomo de mercúrio: * 0 pontos Imagem sem legenda a) 80, 80, 200. b) 80, 200, 80. c) 80, 120, 80. d) 200, 120, 200. e) 200, 120, 80. 3) O átomo de um elemento químico possui 83 prótons, 83 elétrons e 126 nêutrons. Qual é, respectivamente, o número atômico e o número de massa desse átomo? * 0 pontos a) 83 e 209. b) 83 e 43. c) 83 e 83. d) 209 e 83. e) 43 e 83. 4) O átomo constituído de 17 prótons, 18 nêutrons e 17 elétrons, possui número atômico e número de massa igual a: * 0 pontos a) 17 e 17 b) 17 e 18 c) 18 e 17 d) 17 e 35 e) 35 e 17 5) Qual é a principal propriedade que caracteriza um elemento químico? * 0 pontos a) Número de massa b) Número de prótons c) Número de nêutrons d) Energia de ionização e) Diferença entre o número de prótons e de nêutrons 6) A substância de uso cotidiano “soda cáustica” é representada pela fórmula NaOH. Os elementos constituintes deste composto são: * 0 pontos a) potássio, oxigênio e hidrogênio. b) prata, ósmio e hélio. c) sódio, oxigênio e hidrogênio. d) ouro, oxigênio e hidrogênio. e) sódio, ozônio e hidrogênio. 7) Um átomo possui 19 prótons, 20 nêutrons e 19 elétrons. Qual dos seguintes átomos é seu isótopo? * 0 pontos a) b) c) d) e)

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
3

1) a) (INCORRETA), prótons e elétrons NÃO possuem massas iguais.

b) (INCORRETA), entre as partículas atômicas, os elétrons NÃO têm maior massa e NÃO ocupam maior volume no átomo.

c) (INCORRETA), entre as partículas atômicas, os prótons e os nêutrons têm maior massa, mas NÃO ocupam maior volume no átomo.

A alternativa correta é a letra D.

2) Alternativa “c”.

O número atômico (Z) é a quantidade de prótons. Essa informação aparece no canto inferior esquerdo do símbolo do elemento, ou seja, 80.

Respondido por juuhleidens
3

Resposta:

1) A

2) C

3) A

4) D

5) B

6) C

7) ?

Explicação:

Na primeira questão, temos que prótons são representados por +, enquanto os elétrons são representados por -.  Eles também possuem sim a mesma massa e a mesma carga elétrica, sendo a resposta correta a letra A.

Na segunda questão, o enunciado te dá o elemento químico mercúrio, representado por Hg. Se você olhar na tabela periódica, verá que vão possuir dois números principais, os quais são o número atômico e a massa atômica. Para identificá-los, é preciso olhar o índice da tabela. Com base nela, temos que o número atômico (z), que é exatamente igual ao número de prótons (p), é 80. Como o mercúrio não possui nenhuma restrição relacionada a número de elétrons (e), ele vai ser exatamente igual ao z e ao p, sendo 80. Já o número de nêutrons (n), a tabela periódica não costuma fornecer, porém possuímos a fórmula matemática A-Z=N, sendo A o número da massa atômica. O outro número principal da tabela, não utilizado até então, será o número de massa, o qual é aproximadamente 200. Quando substituímos na fórmula, temos 200-80=N. Realizando a subtração, obtemos que o número de nêutrons é 120. Com base nessas respostas (80, 120 e 80), conseguimos chegar na resposta correta, sendo a letra C.

Na terceira questão, o enunciado te dá o número de prótons (p), o número de elétrons (e) e o número de nêutrons (n). Com isso, conseguimos obter as respostas. Com base no que expliquei na questão anterior, o p é exatamente igual ao z. Assim, chegamos a conclusão que o z=83. Já o número de massa, você consegue descobrir pela mesma fórmula anterior (A-Z=N). Nesse caso, como temos os dados corretos, podemos utilizar a fórmula, sendo A-83=126. Igual na matemática, isolamos a incógnita, deixando A=126+83, obtendo como resultado A=209. Com isso, chegamos na resposta correta, letra A.

Na quarta questão, a base é a mesma. Iremos utilizar da mesma explicação da terceira questão, somente mudando os dados. Como o átomo tem 17 prótons, significa que o número atômico também é 17. E utilizando a fórmula, temos A-17=18. A=18+17, chegando a 35. Com essas informações, chegamos na resposta letra D.

Na quinta questão, somente precisamos lembrar da base teórica. Quando você vai para a tabela, o modo mais prático de achar um elemento é sabendo o seu número atômico, que está em ordem crescente. Com isso, podemos ver que é a propriedade principal do átomo, resultando na resposta letra B.

Na sexta questão, necessitamos avaliar a soda cáustica (NaOH). Para isso, é preciso saber o nome de cada um dos elementos, ou olhar na tabela periódica. O Na é o sódio, o O é o oxigênio e o H é o hidrogênio, percebendo que chegamos na resposta letra C.

Na sétima questão, não tenho como finalizar com a resposta pois só possuo as alternativas no formato a) b) c) d) e). No entanto, um átomo isótopo é um que possui o mesmo número de prótons. Se nas alternativas tiver um número em cima e outro embaixo, considere o debaixo, caracterizado por ser o número atômico. Ou seja, o número debaixo necessita ser 19.

Espero ter ajudado! Bons estudos.

Perguntas interessantes