O ano 2016 corresponde ao aniversário de centenário do artigo "The Atom and the Molecule", publicado por Gilbert N. Lewis em 1916, no qual ele propôs seu modelo de compartilhamento de pares de elétrons na ligação. Desse modelo se desenvolveram os diagramas (diagramas de Lewis) e a regra do octeto. Originalmente, Lewis denominou seu modelo de Teoria do Atomo Cúbico, em que os átomos possuiriam uma estrutura eletrônica rígida num caroço e elétrons móveis na camada de valência, que se dispõe formando um cubo. Na ligação química, os átomos compartilhariam arestas ou faces dos cubos de modo a preencher oito elétrons nos vértices de cada átomo. No esquema abaixo está ilustrado o átomo de cloro, que possui 7 elétrons (círculos nos vértices) na camada de valência. Dois átomos se unem por uma aresta para formar a molécula de Cl2, preenchendo os 8 elétrons, 1 em cada vértice de cada átomo. a) O átomo de oxigênio possui número atômico 8. Quantos elétrons pertencem ao "caroço" e quantos estão na camada de valência? b) Desenhe a estrutura do átomo de oxigênio segundo o modelo do átomo cúbico.
#UFPR
#VESTIBULAR
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
13
a) O oxigênio possui 6 elétrons na camada de valência e 2 elétrons nas camadas internas.
Para sabermos o número de elétrons que pertencem ao "caroço" e quantos estão na camada de valência devemos fazer a distribuição eletrônica e para isso vamos usar o Diagrama de Linus Pauling:
O (Z = 8): 1s² 2s² 2p⁴
b) O átomo de oxigênio precisa ganhar 2 elétrons para atingir a estabilidade segundo o octeto. Para isso ele pode se ligar a outro oxigênio. Assim, teremos:
2 O = O₂
Para representar essa reação usando o modelo de átomo cúbico, basta desenhar o oxigênio com 6 elétrons no cubo da esquerda e ao se juntar com o outro oxigênio ficará igual ao cubo do cloro, com 8 elétrons cada.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes
História,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Química,
10 meses atrás
Química,
10 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás