Química, perguntado por anacarolinadasi8737, 4 meses atrás

O ácido lático é uma substância produzida naturalmente durante o exercício físico, mas a capacidade de metabolizá-lo varia de pessoa para pessoa. Em um atleta, se o treino ultrapassar os limites de seu corpo, a concentração de lactato fica alta demais no sangue, causando dores, câimbras e fadiga muscular. Uma das tarefas do treinador é assegurar um treinamento no limiar da produção de lactato. Até recentemente, isso era feito por meio da análise de amostras de sangue, extraídas do lóbulo da orelha e do dedo durante as atividades. Muitos atletas não se sentiam confortáveis em se submeter a esse tipo de análise todos os dias. A chegada da copa de 2014 e dos jogos olímpicos de 2016 estimulou o desenvolvimento de um equipamento inédito: o bia step, o primeiro medidor de lactato não invasivo do mundo. Ele vai ajudar os atletas a montar um plano de treinamento, com aproveitamento máximo, e definir uma rotina de treino que não agrida nem subaproveite sua resistência. Disponível em: brasil. Gov. Br. Acesso em: 18 jan. 2013 (adaptado). O equipamento desenvolvido considera que, durante os exercícios anaeróbios que levam à produção de tal substância em excesso, ocorre a

Soluções para a tarefa

Respondido por jeferson14jh
3

A produção de ácido lático durante exercícios físicos anaeróbicos acontece porque há degradação parcial de açúcares sem a participação do oxigênio. Por isso, letra C é a resposta correta.

O ácido lático é produzido a partir na ação da enzima lactato desidrogenase, que converte o piruvato em lactato (ácido lático).

Via glicolítica

A via glicolítica (ou glicólise) é uma das vias metabólicas utilizadas pela maioria das células do nosso corpo para obtenção de energia na forma de ATP. Nela, a molécula de glicose é captada e oxidada, em uma sequência de 10 reações químicas altamente reguladas.

O produto final da glicólise são duas moléculas de piruvato, que na presença de oxigênio, sofre ação da enzima piruvato desidrogenase e se transforma em acetil-CoA, entrando no Ciclo de Krebs e posteriormente na fosforilação oxidativa para produzir ATP.

Na falta de oxigênio, como em exercícios anaeróbicos, o excesso de piruvato não entra no ciclo de krebs, mas sim, sofre ação da lactato desidrogenase, produzindo então o ácido lático, que irrita as fibras sensitivas dos tecidos e é responsável pela dor em queimação característica.

Por não participar da fosforilação oxidativa, que é a via final de produção de ATP pelas células a partir da glicose, dizemos que a via de produção de ácido lático é intermediária, pois há degradação parcial da glicose.

Questão completa:

O ácido lático é uma substância produzida naturalmente durante o exercício físico, mas a capacidade de metabolizá-lo varia de pessoa para pessoa. Em um atleta, se o treino ultrapassar os limites de seu corpo, a concentração de lactato fica alta demais no sangue, causando dores, câimbras e fadiga muscular. Uma das tarefas do treinador é assegurar um treinamento no limiar da produção de lactato. Até recentemente, isso era feito por meio da análise de amostras de sangue, extraídas do lóbulo da orelha e do dedo durante as atividades. Muitos atletas não se sentiam confortáveis em se submeter a esse tipo de análise todos os dias. A chegada da copa de 2014 e dos jogos olímpicos de 2016 estimulou o desenvolvimento de um equipamento inédito: o bia step, o primeiro medidor de lactato não invasivo do mundo. Ele vai ajudar os atletas a montar um plano de treinamento, com aproveitamento máximo, e definir uma rotina de treino que não agrida nem subaproveite sua resistência. Disponível em: brasil. Gov. Br. Acesso em: 18 jan. 2013 (adaptado). O equipamento desenvolvido considera que, durante os exercícios anaeróbios que levam à produção de tal substância em excesso, ocorre a:

A) produção de 34 atp na fosforilação oxidativa.

B) mineralização total do glicogênio sem presença de oxigênio.

C) degradação parcial de açúcares sem a participação do oxigênio.

D) oxidação total da glicose com produção de gás carbônico e água.

E) ativação do ciclo de krebs para utilização de seus intermediários.

Leia mais sobre glicólise em: https://brainly.com.br/tarefa/16296570

#SPJ9

Perguntas interessantes