Número 1 ao 9 geografia 7 ano 20 pontos
Soluções para a tarefa
Explicação:
1= O relevo brasileiro é caracterizado por baixas e médias altitudes .
2=As formas de relevo predominantes são os planaltos e as depressões.
3=Os planaltos são relevos irregulares, geralmente com altitudes elevadas , limitados por uma superfície mais baixa.
4=planalto nordestino, planalto atlântico, planalto meridional e planalto central.
5=as depressoes são áreas rebaixadas (planas ou côncavos) formadas, sobretudo, pelos processos de erosão e intemperismo( ação do ventos e da água).
6=são as áreas da depressão que possuem nível altímetrico maior que o nível do mar.
7=são as áreas que apresentam altitudes mais baixas que o nível do mar.
8=depressão sertaneja e do São Francisco, depressão Cuiabana, depressão Periférica, entres outras.
9=Planícies são formas de relevo normalmente planas que constituem áreas onde se acumulam sedimentos.
Espero ter ajudado ♥️.
Resposta:
1. O relevo brasileiro é caraterizado por baixas e médias altitudes. As formas de relevo predominantes são os planaltos e as depressões (formações de origem cristalina e sedimentar). Ambos ocupam cerca de 95% do território, enquanto as planícies, de origem sedimentar, ocupam aproximadamente 5%
2. Apresenta diversos planaltos, planícies e depressões, decorrentes das formações da litosfera no Brasil. O Brasil é um país de altitudes modestas: cerca de 40% do seu território encontra-se abaixo de 200 m de altitude, 45% entre 200 e 600 m, e 12%, entre 600 e 900 m.
3. É a classificação dada a uma forma de relevo constituída por uma superfície elevada, com cume quase nivelado, geralmente devido à erosão eólica ou pelas águas. São como topos retos, superfícies topográficas, que podem ser regulares ou não.
4. Segundo a classificação do geógrafo Aziz Ab'Saber1, cerca de 75% do território nacional é ocupado por planaltos. Os mais conhecidos são: Planalto Central, Planalto das Guianas, Planalto Nordestino, Planalto Maranhão-Piauí, Planalto Leste-Sudeste e Planalto Meridional.
5. A depressão é uma forma de relevo com irregularidades, que possui leve inclinação por conta do desgaste ocorrido em decorrência à ação do vento e da água e altitude que pode ir de 100 a 500 metros. As depressões, podem ser formadas tanto de rochas cristalinas quanto de rochas sedimentares.
6. Depressões relativas: são consideradas relativas as áreas de depressão que possuem nível altimétrico maior que o nível do mar, mas com altitudes inferiores às das áreas que as circundam.
7. Depressões absolutas: são consideradas depressões absolutas as áreas que apresentam altitudes mais baixas que o nível do mar.
8. Os principais exemplos de depressões brasileiras são: Depressão Sertaneja e do São Francisco, Depressão Cuiabana, Depressão Periférica Sul-Rio-Grandense, Depressão do Araguaia, Depressão Amazônica, entre outras.
9. Uma planície é uma grande área geográfica com pouca ou raramente nenhum tipo de variação de altitude, como um deserto ou um pântano. São superfícies com formações relativamente novas se comparados com outras formas de relevo e que apresentaram pequenos movimentos na crosta, sendo quase completamente aplainadas.